Connect with us

Notícias

Teste de Perfil DISC: como usar no desenvolvimento dos colaboradores – Gupy – 23 Jun 2022

Artigo

em

Conhecer a fundo os colaboradores da organização é um dos principais desafios da área de Recursos Humanos.

LEIA TAMBÉM

Esse processo começa antes mesmo da etapa de contratação: ainda enquanto pessoa candidata, o RH avalia o nível de compatibilidade que o profissional possui em comparação com os comportamentos esperados na organização. 

Mais a frente na jornada, a aplicação de um teste de perfil comportamental serve como uma fotografia do momento atual da pessoa colaboradora, auxiliando a sua performance e desempenho. 

Dentre as inúmeras opções de testes comportamentais que podem auxiliar o desenvolvimento e treinamento de colaboradores, o perfil DISC é específico para entender como a pessoa toma decisões e lida com suas emoções.

Continue lendo para saber mais sobre o Teste de Perfil DISC!

O que é o Teste de Perfil DISC
O que o Teste de Perfil DISC avalia?
4 Perfis avaliados pelo Teste DISC
Como usar o teste de perfil DISC no desenvolvimento dos colaboradores
Existe resposta certa para o Teste de Perfil comportamental?

O que é o Teste de Perfil DISC

Desenvolvido pelo Dr. William Moulton Marston, O Teste de Perfil DISC é uma metodologia de avaliação psicológica que tem como objetivo mensurar os comportamentos e emoções observáveis dos indivíduos.

O psicólogo norte-americano buscou compreender como as pessoas reagem aos estímulos do cotidiano, seja em suas relações sociais em família, amigos ou no ambiente de trabalho.

Com o resultado em mãos, Marston identificou quatro padrões comportamentais: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Quando aplicado no mercado de trabalho, o Teste DISC pode ajudar na hora de qualificar candidatos em requisitos comportamentais e de fit cultural com a organização.

Por outro lado, muitos profissionais de RH ainda confundem a aplicação deste teste quando usam o seu resultado para avaliar orientação vocacional ou nível de maturidade profissional.Contrate a pessoa certa com o Teste de Perfil Comportamental da Gupy. Agende uma demonstração do produto.

O que o Teste de Perfil DISC avalia?

Esse teste avalia os traços da personalidade e comportamento que são mais dominantes nas pessoas.

Mesmo com sua popularização na área de gestão de pessoas, o teste de perfil DISC carece de comprovação científica ainda hoje e não é recomendado pelo Conselho Federal de Psicologia.

Esse fator representa um ponto de atenção para o RH antes da adoção no processo de Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de colaboradores.

Além disso, a aplicação do Perfil DISC é permitida exclusivamente para pessoas formadas em Psicologia. 

4 Perfis avaliados pelo Teste DISC

1. Dominância

Profissionais com perfil comportamental Dominância estão sempre prontos para enfrentar obstáculos.

Esse é um perfil que consegue ter mais estabilidade emocional na hora de tomar decisões em ambientes sob pressão, pois são pessoas movidas a resultados desafiadores.

O perfil dominância tem uma personalidade mais voltada para praticidade, independência, exigência, competição e ambição.

2. Influência

Fortemente motivados pelo senso de comunidade, profissionais com o perfil Influência são otimistas por natureza.

No geral, possuem uma personalidade mais voltada para comunicação, extroversão, autoconfiança, sociabilidade e bastante criatividade.

Essas pessoas têm maior probabilidade de desenvolver uma liderança mais liberal sem perder a persuasão e empatia.

3. Estabilidade

O perfil comportamental Estabilidade engloba profissionais que conseguem ter maior estabilidade emocional em momentos de crise por conta do seu alto nível de organização.

Rotina equilibrada, paciência, diplomacia, lealdade e pacifismo são alguns dos fatores que influenciam a sua personalidade.

Profissionais do perfil Estabilidade são ótimos em realizar planejamentos.

Isso se deve pela seu desejo de desenvolver resultados no longo prazo e que gerem frutos permanentes.

4. Conformidade

A Conformidade representa profissionais que possuem um perfil comportamental de alta capacidade crítica e analítica.

Por esse motivo, o profissional do perfil Conformidade é mais voltado para atividades técnicas e procedimentos operacionais.

A personalidade do perfil Conformidade está próxima de características como cautela, rigor, disciplina, formalidade, detalhismo e alta qualidade em suas entregas — sempre cumprindo o prazo combinado.Nova call to action

Como usar o teste de perfil DISC no desenvolvimento dos colaboradores

Antes de elencar as aplicações deste teste no desenvolvimento de pessoas, vale frisar que não existe “a personalidade certa” ou “a personalidade errada” para atuar em um cargo específico.

O Teste de Perfil DISC busca entender o comportamento das pessoas sem julgamentos.

Por isso, veja esse método como uma oportunidade de alavancar os resultados dos colaboradores independentemente de qual é seu aspecto dominante.

Ao construir o Plano de Desenvolvimento Individual

Também conhecido como PDI, o Plano de Desenvolvimento Individual é um método para acompanhar e desenvolver novas habilidades e competências dos colaboradores.

Você pode usar o Perfil DISC em conjunto com a Avaliação de Competências para aprimorar o Plano de Desenvolvimento Individual.

Assim, liderança e colaboradores podem ter uma visão global de quais são os pontos fortes e quais que precisam ser melhorados para possíveis promoções e progressão de carreira.

Na hora de dar um feedback 

Ao conhecer o perfil comportamental do colaborador, o profissional de RH também tem a possibilidade de orientar melhor a liderança sobre o compartilhamento de feedbacks.

Por exemplo: o perfil Conformidade está mais voltado para o perfeccionismo, por isso, ao oferecer um feedback ao profissional desse perfil, você pode evidenciar (ou não) se o nível da entrega está de acordo com o que é esperado pela empresa. 

Existe resposta certa para o Teste de Perfil comportamental?

A resposta para essa pergunta é muito relativa.

No geral, um teste de perfil comportamental por si só não classifica se a pessoa candidata tem aptidão o suficiente para assumir uma posição.

O resultado do DISC aliado a outros fatores determinam se há concordância ou não com o comportamento esperado.

Por isso, antes de realizar o teste, é recomendável que você entenda qual o perfil que tem maior tendência de sucesso na vaga em questão.

Teste de Perfil Comportamental na plataforma da Gupy

Como você viu, o Teste de Perfil Comportamental auxilia a área de RH a cuidar dos colaboradores desde a contratação até o treinamento e desenvolvimento.

O comprometimento durante a realização desse teste de perfil pode ser o que determinará se você irá enfrentar futuramente um turnover ou uma contratação de sucesso.

Plataformas de gestão de processos seletivos costumam apresentar algumas soluções para automatizar essa etapa ainda no processo seletivo.

A Gupy tem uma metodologia própria para avaliação da pessoa candidata que busca identificar qual profissional tem mais aderência ao objetivo da vaga e cultura da empresa.

O Teste de Perfil da Gupy tem como foco três aspectos principais:

  • Definir o nível de afinidade da pessoa candidata com a vaga e empresa;
  • Conhecimento da pessoa candidata pela empresa;
  • Autoconhecimento da pessoa candidata.

Você pode convidar alguns dos colaboradores da sua empresa para responder previamente o teste de perfil, e o resultado será utilizado para criar uma média comparativa com as pessoas candidatas.

Como o propósito da Gupy é voltado para empregabilidade, além dos benefícios para o RH, o Teste de Perfil da Gupy também auxilia a pessoa candidata.

Profissionais que realizam o teste na plataforma têm acesso ao resultado e podem começar a fortalecer pontos que sejam sensíveis, bem como evidenciar as suas características mais fortes.

Saiba mais!

A seleção de candidatos está sendo realizada através do site “gupy.io”. Os interessados devem acessar o site e se cadastrar neste link.

Veja mais vagas de emprego de Indaiatuba e região no Notícias de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE

Notícias

Descubra qual o Melhor Banco Digital para Cartão de Crédito

Artigo

em

Por

Há poucos anos, uma nova tendência surgiu para ficar: a dos bancos digitais. Eles oferecem inúmeras funções. Por isso, muitos procuram qual o melhor banco digital para cartão de crédito.

Afinal, é possível encontrar condições bem favoráveis e vantajosas.

LEIA TAMBÉM

A maioria dos bancos digitais, inclusive, conta com anuidade grátis para o cartão de crédito e isso tem atraído muitos dos clientes.

Essa é uma grande vantagem, já que a taxa costuma comprometer uma parte do orçamento. Mas as vantagens não param por aí.

Mas, afinal, qual o melhor banco digital para cartão de crédito?

Para descobrir, só mesmo conhecendo algumas opções e tirando as suas próprias conclusões.

O que são bancos digitais?

Como o próprio nome já diz, são instituições financeiras que possuem todos os seus serviços no formato digital, ou seja, virtualmente.

Para realizar qualquer operação, o cliente precisa baixar o aplicativo ou ter um computador com acesso à internet.

Os bancos digitais não possuem agência física, mas contam com canais de atendimento online.

Até mesmo para abrir uma conta ou solicitar qualquer serviço é necessário enviar a documentação apenas pelo método digital.

Banco digital é melhor para cartão de crédito?

Nesse caso, não é questão de ser melhor ou pior. Os bancos digitais chegaram para somar e serem mais uma opção para oferecer serviços bancários.

O que acontece é que eles trazem mais vantagens e taxas atrativas, além de algumas gratuidades e isenções.

Isso ocorre pelo fato dos bancos digitais não possuírem agências físicas. Por isso, têm menos despesas e podem oferecer, por exemplo, uma anuidade zero.

Mas, ainda sim, os bancos tradicionais continuam em atividade e oferecendo excelentes opções para os correntistas. 

Qual o melhor banco digital para cartão de crédito? 

Definir apenas um banco digital como o melhor para cartão de crédito é uma tarefa difícil, já que são muitas as opções e com ofertas vantajosas para diferentes perfis.

A melhor maneira de você definir aquele que vai solicitar o seu cartão é conhecendo as alternativas.

Por isso, confira a seguir os principais bancos digitais que oferecem cartões de crédito e escolha o melhor para você!

1) Banco Inter

O Banco Inter foi um dos primeiros bancos digitais a surgirem no Brasil. Ele conta com excelentes opções para os seus correntistas.

O cartão de crédito do Banco Inter é zero anuidade e já conta com cashback.

Além disso, é possível cadastrá-lo nas mais diversas plataformas e acompanhar todo o andamento pelo aplicativo. A fatura é digital e o extrato em tempo real.

2) Nubank

O roxinho mais querido do Brasil é uma excelente opção para quem deseja um cartão de crédito de banco digital. O Nubank é uma fintech que se destaca no quesito modernidade, além de ser gratuito e bem prático.

O cartão de crédito do Nubank também é livre de anuidade, além de ser internacional e na bandeira MasterCard.

É possível antecipar parcelas de suas compras, além de parcelar itens específicos da sua fatura que não estejam parcelados. Ele conta com condições diversas para que os clientes consigam ficar com a vida financeira em dia.

3) Neon

Outro banco pioneiro, o Neon tem uma política bem abrangente e de fácil aprovação para quem deseja abrir conta e solicitar um cartão de crédito.

Além disso, segundo o banco digital, o cliente só paga o que utiliza. Ou seja, é sem taxas.

Com o Neon, o cliente ainda pode conseguir vantagens ao utilizar o cartão com frequência, acumulando pontos e experiências. Dessa forma, pode realizar saques grátis e ainda divulgar convites para os amigos. E, ao indicar, ganhará recompensas em dinheiro.

4) C6 Bank

No C6 Bank, você tem muita autonomia ao solicitar o seu cartão de crédito. Por exemplo, você pode personalizar e escolher o nome que deseja que seja impresso no seu cartão, além de participar de um programa exclusivo de pontos.

O programa Átomos do C6 Bank concede diversos benefícios aos clientes, abrangendo quem tem cartão de crédito ou débito.

Também já conta com pagamento por aproximação e permite solicitar cartão adicional, se necessário.

Como saber qual o melhor banco digital para cartão de crédito?

Acima, você pôde conferir 4 opções de bancos digitais que possuem cartão de crédito. Mas, e agora, como escolher o melhor?

Para decidir qual cartão solicitar, você precisa comparar e avaliar o que mais se encaixa no seu perfil e nas suas necessidades.

Além disso, se você busca um serviço específico, busque detalhes dos serviços e das ofertas. Todos, por exemplo, concedem isenção na anuidade e contam com programa de cashback, mas aquela vantagem que faz tanta diferença para você pode estar na lista de algum deles. É só consultar!

VEJA TAMBÉM: É possível fazer um Pix com cartão de crédito?|| Confira o que fazer para o Banco não cancelar o seu cartão de crédito

Finanças pessoais

N26 promete rendimento diário de 100% do CDI

Cartão de Crédito

Confira como não ter o seu cartão de crédito

Cartão de Crédito

5 dicas para aumentar o limite do cartão de

Cartão de Crédito

Você sabe quantas bandeiras de cartão de crédito existem

Cartão de Crédito

Como pedir cartão de crédito Caixa Tem

Cartão de Crédito

Tá com o nome sujo e precisa de um

Continue lendo

Notícias

Agências têm mais de 380 vagas de emprego abertas em Sorocaba

Artigo

em

Por

Levantamento do SMetal traz lista das vagas disponíveis nas agências de emprego da cidade; há oportunidades para áreas como operador de empilhadeira, forneiro, mecânico, eletricista, soldador, entre outras

emprego, vagas, sorocaba, agência, trabalho, Banco de Imagens
O SMetal apenas compartilha as vagas disponibilizadas pelas agências e não é responsável pelas mesmas, nem interfere no processo de seleção e contrataçãoBanco de Imagens

Para ajudar os trabalhadores e trabalhadoras que estão à procura de uma (re)colocação no mercado de trabalho, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região tem realizado, regularmente, um levantamento das vagas de emprego disponíveis na cidade.

LEIA TAMBÉM

Até o início da tarde desta quinta-feira, 18, haviam, ao todo, mais de 380 vagas abertas nas seis principais agências que contratam em Sorocaba – Vagas.com, Global, Grapho, Panna, Desafio RH e Qualitas.

Além disso, há empresas que contratam a partir de um processo seletivo interno, como é o caso da Pasifer Aços Especiais e a Apex Tool, que também estão com vagas abertas (saiba mais). Na Pasifer, os interessados devem enviar o currículo para o e-mail [email protected]. Na Apex, as vagas ficam disponíveis no próprio site da empresa (acesse aqui).

É importante destacar que o SMetal apenas compartilha as vagas de emprego disponibilizadas pelas agência e não é responsável pelas mesmas, nem interfere no processo de seleção e contratação.

Confira abaixo um resumo das vagas nas principais agências de emprego de Sorocaba:

Vagas.com (acesse aqui)
São 101 vagas de emprego em Sorocaba. Há oportunidades em diferentes áreas, como vendas, logística, administrativo, compras, marketing, mecânica, elétrica, tecnologia, entre outras. Além das vagas formais, há ainda para trainee, estágio e banco de talentos. No site da agência é possível, na maioria dos casos, saber qual empresa está contratando e conhecer a discrição e os requisitos necessários para concorrer à vaga.

Global Empregos (acesse aqui)
São 50 vagas disponíveis na cidade, para as áreas contábil, elétrica, vendas, produção, limpeza, recursos humanos, entre outras. Além de todos os detalhes e requisitos para as vagas, o site aponta até quando a oportunidade está disponível.

Grapho RH (acesse aqui)
54 vagas abertas para Sorocaba, como soldador, operador de máquinas, auxiliar de logística, analista de qualidade, projetistas, entre outras. O site não revela quais são as empresas que estão contratando, mas é possível ver a descrição das vagas e os requisitos necessários para o preenchimento, além do link para enviar o currículo.

Grupo Panna (acesse aqui)
Ao todo, para Sorocaba, são 72 vagas disponíveis para diversas funções, como ajudante geral, auxiliar de manutenção, recepcionista, operador de empilhadeira, mecânico e muito mais. As empresas contratantes não são reveladas. O site disponibiliza a descrição e o tipo das vagas e como se candidatar.

Desafio RH (acesse aqui)
Estão disponíveis 71 vagas para funções como supervisor químico, assistente de compras, auxiliar de cozinha, analista de recursos humanos, eletricista, forneiro, entre outras. No endereço eletrônico é possível conhecer a descrição das oportunidades e os requisitos necessários para o preenchimento. Os contratantes são confidenciais.

Qualitas Humanus (acesse aqui)
Na agência são 36 vagas abertas, diversas delas marcadas como “urgentes”. Entre elas, estão: analista de qualidade, soldador, analista de marketing, auxiliar de laboratório, assistente fiscal, operador de produção, entre outras. O site da Qualitas não revela o nome da empresa, mas aponta qual o ramo em que ela atua. Há também a descrição da vaga e o que é preciso para concorrer, além dos benefícios oferecidos pelo empregador.

Continue lendo

Notícias

PAT de Guarujá oferece 14 vagas de emprego nesta sexta-feira (19)

Artigo

em

Por

Abaixo, veja as exigências de cada oportunidade como concorrer a cada uma delas

1 vaga – Garçom

LEIA TAMBÉM

Mínimo de três meses de experiência com comprovação em carteira

Ensino Médio completo

1 vaga – Faxineiro

Mínimo de seis meses de experiência sem comprovação em carteira

Ensino Fundamental completo

2 vagas – Pedreiro

Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em carteira

Ensino Fundamental incompleto

2 vagas – Costureira

Mínimo de três meses de experiência com comprovação em carteira

Ensino Fundamental Completo

1 vaga – Tapeceiro de móveis

Mínimo de três meses de experiência com comprovação em carteira

Ensino Fundamental completo

2 vagas – Técnico em Enfermagem

Ensino Médio completo

Ter Coren ativo

1 vaga – Nutricionista

Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em carteira

Ensino Superior completo em Nutrição

2 vagas – Recepcionista de hotel

Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em carteira

Ensino Médio completo

2 vagas – Auxiliar de manutenção predial

Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em carteira

Ensino Fundamental completo

Conhecimentos de hidráulica, elétrica e pintura

Os interessados devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos de Carteira de Trabalho física ou digital, documento oficial com foto (RG ou CNH) e PIS. Aos sábados, o atendimento é realizado das 9h às 12h30. O endereço é Avenida Castelo Branco, 357, Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho.

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (13) 3341-3431.

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS