Clique para copiar https://computerworld.com.br/2020/01/17/como-se-portar-na-entrevista-quando-o-recrutador-e-uma-ia/

Não é exatamente uma novidade o fato de que já existem inteligências artificiais que estão sendo treinadas para, por meio de entrevistas de vídeo, analisar uma série de fatores físicos dos candidatos e selecionar aqueles que, tendo em conta os parâmetros definidos anteriormente, têm maiores chances de fazer um ótimo trabalho. Mas agora elas começam a realmente interferir de forma direta em processos seletivos. 

Enquanto essa tendência ainda é bastante nichada no Brasil, empresas de países como a Coreia do Sul estão realizando uma adoção em massa desse tipo de tecnologia. Segundo o KERI (sigla para “Instituto de Pesquisa Econômica da Coreia”), cerca de 30 das 131 principais empresas do país já utiliza esse recurso. 

  • Leia na IT Trends

Transformação digital: adapte-se com estas cinco dicas

Como a cultura digital afeta sua vida profissional

Para contornar esse novo “desafio”, estão surgindo no país cursos que ensinam os candidatos a vencer os algoritmos e conquistar a chance de uma avaliação pessoal. 

Conversando com a tela 

Segundo a Reuters, que teve acesso a uma entrevistadora virtual, a ferramenta analisa expressões faciais (como medo e alegria) e escolha de palavras para medir as competências do entrevistado.

Ao longo da conversa, vão surgindo perguntas mais complicadas (que envolvam ética, por exemplo) e o computador continua a registrar como a pessoa conduz a situação. 

Por conta do uso crescente da tecnologia e o ambiente competitivo que é incentivado dentro do país, os pedidos por esse tipo de disciplina só aumentam. Atualmente, paga-se cerca de US$ 86 dólares por uma aula de três horas. 

Materiais para Download

Durante esse tempo, o “aluno” aprende como uma IA pensa e aprende a se comportar de frente para o computador, treinando as expressões faciais necessárias para passar uma imagem positiva para a software. 

Fonte: Computer World

Leia também

Confidencial divulga oportunidade(s) para Gerente Distrital – v2037458

Objetivo do Cargo: Gestão da equipe e dos processos visando garantir a demanda dos produto…