Connect with us
Vereadora Roberta Stopa - Um caso de perseguição política em Ourinhos Vereadora Roberta Stopa - Um caso de perseguição política em Ourinhos

Notícias

Vereadora Roberta Stopa – Um caso de perseguição política em Ourinhos

Published

on

A política local de Ourinhos tem sido marcada por uma controvérsia significativa. Roberta Stopa, vereadora pelo Coletivo ENFRENTE do partido dos Trabalhadores (PT), está enfrentando um processo de cassação de mandato. Esta situação tem levantado questões sobre a liberdade de expressão e a representatividade feminina na política.

Origem do conflito

De acordo com informações, esta situação se originou quando Roberta compartilhou um post nas redes sociais que criticava a Câmara Municipal de Ourinhos. O post, que não era de autoria da vereadora, descrevia a Câmara como ‘sexista, machista, misógina, preconceituosa e vendida’. Esta reação foi motivada pela rejeição de um projeto de lei proposto por Roberta, que buscava permitir a presença de doulas durante o parto nas instalações de saúde de Ourinhos.

Advertisement

O projeto de lei rejeitado

O projeto de lei rejeitado visava autorizar a presença de doulas durante o parto nas maternidades, casas de parto e hospitais de Ourinhos. A intenção era garantir às parturientes o direito de ter um apoio emocional e informativo durante o parto, além da presença de um acompanhante, já assegurada por lei.

A polêmica em torno do ‘Dia Marielle Franco’

Outro projeto de lei de Roberta, que propunha a instituição do ‘Dia Marielle Franco de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres Negras’, também enfrentou resistência. O projeto foi adiado após dois vereadores apresentarem uma emenda solicitando a remoção do nome de Marielle Franco da proposta.

Advertisement

Resistência política

Roberta Stopa, representante de um mandato coletivo e única progressista eleita para a Câmara de Ourinhos, tem enfrentado resistência desde o início de seu mandato em 2021. Ela tem sido criticada por suas posições progressistas e por suas propostas focadas nas questões femininas.

Processo de cassação

O processo de cassação contra Roberta Stopa foi iniciado pelo presidente municipal do Partido Solidariedade, André Luis Paladino. Após a aprovação do processo, organizações como o PT municipal e o sindicato Apeoesp expressaram publicamente seu apoio à vereadora e sua oposição à cassação de seu mandato.

Advertisement

A luta contra a concessão da SAE

Recentemente, Roberta se manifestou contra a concessão da autarquia SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos, um projeto do prefeito Lucas Pocay. Ela argumenta que essa concessão seria prejudicial à população, resultando em aumento da tarifa de água e esgoto e instabilidade laboral para os trabalhadores da autarquia.

Ameaças ao mandato de outros vereadores

Além de Roberta, outros vereadores que se opuseram à concessão da SAE também enfrentaram ameaças à sua permanência na Câmara. José Roberto Tasca e Guilherme Gonçalves foram igualmente alvos de denúncias e pedidos de cassação de mandato.

Advertisement

A defesa do mandato de Roberta Stopa

Em resposta à tentativa de cassação, organizações de apoio à vereadora estão se mobilizando para tomar medidas judiciais e de mobilização contra essa decisão da Câmara. Eles afirmam que essa ação é uma forma de intimidação e represália contra o trabalho de fiscalização do Executivo que Roberta vem realizando.

Quem é André Paladino

André Luis Paladino, responsável pela denúncia contra Roberta, é presidente do Sindicato dos Eletricitários em Ourinhos e presidente municipal do Partido Solidariedade. Ele tem uma longa história na política local e tem sido um apoiador de longa data dos ex-prefeitos Toshio Misato e Belkis Fernandes.

Advertisement

Conclusão

A situação de Roberta Stopa reflete as tensões e o clima polarizado da política atual. O desenrolar deste caso será um testemunho do estado da democracia, da liberdade de expressão e da representatividade feminina na política de Ourinhos.

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Advertisement

Formas de apoio:
Via Apoia-se: [https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio] Via Pix: [email protected]

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement