Connect with us
JBS - Impactando o PIB e Gerando Empregos no Brasil JBS - Impactando o PIB e Gerando Empregos no Brasil

Notícias

JBS – Impactando o PIB e Gerando Empregos no Brasil

Published

on

A [JBS], uma gigante mundial da indústria de alimentos, está desempenhando um papel crucial na economia brasileira. Segundo um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas , a JBS e suas cadeias produtivas associadas contribuíram com 2,1% do PIB e geraram 2,7% dos empregos no Brasil em 2021.

A Pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (Nereus), que analisou 67 setores e 127 produtos. O estudo considerou múltiplos fatores, incluindo a produção, o capital, o consumo das famílias, as exportações, os insumos, o trabalho e a terra, entre outros.

Advertisement

Os resultados foram calculados com base em quatro efeitos:

1. Efeito inicial: a partir das próprias unidades da JBS.
2. Efeito direto: relacionamento com fornecedores diretos de insumos.
3. Efeito indireto: impactos ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
4. Efeito renda: indução da atividade econômica.

Advertisement

Os dados revelaram que os benefícios das atividades da JBS não se limitam às cidades em que a empresa opera, mas se estendem a cidades vizinhas devido ao impacto nos empregos e salários.

> ‘A JBS induz ganhos de produtividade nos municípios em que está presente e promove o crescimento da atividade econômica em todas as regiões em que atua’, indica a pesquisa.

Advertisement

Os Empregos Gerados pela JBS

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, conta com 145 mil colaboradores distribuídos em mais de 130 municípios brasileiros. No entanto, o impacto da empresa vai além, afetando cerca de 2,9 milhões de pessoas.

Por exemplo, em Barra do Garças (MT), para cada 100 postos de trabalho na JBS, outros 597 são criados nos fornecedores de insumos, 227 no estado e 370 no restante do Brasil.

Advertisement

Considerando o efeito indireto, os impactos ao longo de toda a cadeia de suprimentos resultam em mais 1.175 postos de trabalho, sendo 319 em Mato Grosso e 856 nos outros estados brasileiros. Já o efeito renda, que trata da indução da atividade econômica, gera mais 451 vagas, sendo 83 em Mato Grosso e 368 no restante do país.

A JBS no Mundo

A JBS conta com mais de 260 mil colaboradores em unidades espalhadas por países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. Marcas reconhecidas como Friboi, Seara, Swift e Doriana fazem parte do portfólio atual da empresa.

Advertisement

JBS [Site] | [Instagram]

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement