Connect with us
Educação Inclusiva - Uma Reflexão sobre o II Fórum Regional de Educação Educação Inclusiva - Uma Reflexão sobre o II Fórum Regional de Educação

Notícias

Educação Inclusiva – Uma Reflexão sobre o II Fórum Regional de Educação

Published

on

Introdução

Educação inclusiva é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância no século XXI. No Brasil, esse assunto é tema de fóruns, palestras e encontros, como o II Fórum Regional de Educação, realizado na cidade de Macaé. O evento contou com a participação de cerca de 250 profissionais de diversas regiões, incluindo Macaé, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Armação dos Búzios, entre outros.

1. O II Fórum Regional de Educação

1.1. Panorama geral

O objetivo principal do fórum foi discutir políticas públicas voltadas para uma educação inclusiva. As discussões foram envoltas no tema ‘Por uma Educação Plural’. Durante o evento, foram realizadas diversas palestras, todas abordando aspectos diferentes, porém complementares, da temática central.

Advertisement

1.2. Palestras e temas abordados

O professor Jorge Luiz Rodrigues dos Santos foi o palestrante de abertura do evento, trazendo uma discussão sobre ‘Diversidade, diferença e direitos humanos: desafios urgentes na educação do século XXI’. Além dele, outros profissionais também compartilharam seus conhecimentos e experiências, como a professora Kátia Valéria Magalhães e a coordenadora de apoio à gestão da Superintendência de Educação Infantil, Joice Elaine Cruz Machado.

2. O Primeiro Dia do Encontro

2.1. Palestras e apresentações

No primeiro dia do evento, a programação contou com palestras sobre políticas e práticas educacionais na perspectiva inclusiva e a importância da tecnologia para uma educação plural. Dentre os palestrantes, destacaram-se Decio Guimaraes, diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (SECADI/MEC), e a professora Luemy Avila, da rede de ensino de Macaé.

Advertisement

2.2. A importância do debate sobre políticas públicas

A Secretária Municipal de Educação, Leandra Lopes, destacou a importância do encontro para o debate sobre educação inclusiva com os educadores. Enfatizou que o momento é de aprender e, com isso, pensar na inclusão e na escolarização, sempre pensando no outro.

3. A Abertura do Fórum

A abertura do Fórum contou com a participação de diversas personalidades, incluindo a vereadora Iza Vicente, o promotor de Justiça – Infância e Juventude, Lucas Bernardes, e os Secretários de Educação da região.

Advertisement

4. Estratégias Antirracistas em Macaé

A Secretaria de Educação de Macaé, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, lançou, em maio, o Caderno de Diretrizes para uma Educação Antirracista. O objetivo desse material é orientar as ações da rede pública municipal de ensino em relação à temática étnico-racial.

5. O Projeto NutriAfro

Uma das iniciativas promovidas em Macaé foi o dia de ‘NutriAfro’, realizado nas escolas da rede municipal. A proposta era oferecer aos estudantes um cardápio com receitas que exaltam heranças culturais. As refeições serão inseridas no cardápio da merenda escolar uma vez ao mês.

Advertisement

6. A Implementação de Leis e Diretrizes

No contexto da educação antirracista, destaca-se a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do estudo da História Afro-Brasileira e Indígena.

7. A Educação Antirracista em Macaé

Em Macaé, diversas ações têm sido realizadas para promover uma educação antirracista. Além do Caderno de Diretrizes e do projeto NutriAfro, há também um trabalho realizado contra a intolerância religiosa.

Advertisement

8. Conclusão

A educação inclusiva é uma pauta de extrema importância para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Eventos como o II Fórum Regional de Educação são fundamentais para promover o debate e a reflexão sobre o tema.

Referências

1. [Lei 10.639/2003] 2. [Lei 11.645/2008]

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement