Connect with us
Projeto Foco no Fogo conclui atividades de prevenção em propriedades rurais no Tocantins Projeto Foco no Fogo conclui atividades de prevenção em propriedades rurais no Tocantins

Notícias

Projeto Foco no Fogo conclui atividades de prevenção em propriedades rurais no Tocantins

Published

on

O Projeto Foco no Fogo, uma iniciativa significativa voltada para a prevenção de incêndios florestais nas propriedades rurais do Tocantins, finaliza suas atividades nesta semana. As últimas visitas do projeto foram realizadas em quatro municípios, incluindo Buriti do Tocantins, Araguatins, Esperantina e Sítio Novo.

Atividades de conscientização

Iniciando na terça-feira, 29, a rota da 14ª semana de visitas do projeto aos municípios, o aplicativo Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais (Recprev) registra 2.473 propriedades rurais visitadas. Estima-se que cerca de 13.643 pessoas tenham sido abordadas apenas na área rural. Além disso, o público também foi alcançado por meio de outras iniciativas de conscientização realizadas em unidades de ensino e instituições, como palestras, cursos e treinamentos oferecidos ao público infantil, jovem e adulto nos municípios.

Advertisement

> A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, destacou que ‘neste ano, a articulação com os municípios foi impulsionada com a ampla participação das instituições parceiras do Comitê do Fogo e o projeto buscou envolver nessa parceria os proprietários rurais e o público encontrado nas áreas visitadas, para reforçar o compartilhamento das orientações oferecidas’.

Educação e tecnologia na prevenção de incêndios

Thays Marinho, gerente de Educação Ambiental da Semarh, ressaltou a importância das orientações sobre o cuidado com o uso do fogo. Além disso, as equipes também têm informado a população sobre a tecnologia de monitoramento via satélite, que oferece dados aos órgãos ambientais do Estado relacionados ao registro da origem do fogo. Essas informações são fundamentais para orientar o deslocamento das equipes de fiscalização.

Advertisement

A importância dos dados e do monitoramento

Marcos Giongo, engenheiro florestal e coordenador do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Gurupi, explica a relevância do relatório semanal. Este documento, com a consolidação dos dados das visitas realizadas na 14ª semana do Foco no Fogo, será integrado ao acumulado dos registros realizados na edição 2023, para oferecer um panorama dos resultados no Estado.

Trabalho conjunto para prevenção de incêndios

A equipe do projeto Foco no Fogo da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) trabalha em conjunto com 32 instituições. Entre elas estão o Comando de Ações de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Natureza do Tocantins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Centro Integrado de Operações Aéreas, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Ministério Público Estadual, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, entre outros.

Advertisement

Esta ampla rede de colaboração reforça o caráter interdisciplinar e integrado do projeto, mostrando a importância do trabalho conjunto na prevenção de incêndios e na promoção de uma educação ambiental efetiva. Através dessas ações, o Projeto Foco no Fogo continua a desempenhar um papel crucial na proteção do patrimônio ambiental do Tocantins e na promoção de uma cultura de prevenção e respeito pelo meio ambiente.

Os resultados positivos alcançados pelo projeto são um testemunho da eficácia de uma abordagem integrada para a prevenção de incêndios florestais, envolvendo não apenas a aplicação de tecnologia avançada, mas também a promoção da educação ambiental e a cooperação entre várias instituições e setores da sociedade.

Advertisement

Continuaremos acompanhando as atividades do Projeto Foco no Fogo e outras iniciativas semelhantes, que buscam a prevenção de incêndios e a proteção do nosso valioso patrimônio ambiental. Fique atento para mais atualizações e informações!

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement