Connect with us
Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo - Uma Celebração à Cultura Mineira Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo - Uma Celebração à Cultura Mineira

Notícias

Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo – Uma Celebração à Cultura Mineira

Published

on

A Festa da Jabuticaba, um evento tradicional realizado anualmente no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, é uma celebração da cultura e tradição mineira. Este artigo apresentará todos os detalhes deste evento icônico, desde os preparativos até as atrações musicais e gastronômicas.

Contexto Histórico

Organizada pelo Lions Club de Cachoeira do Campo, a Festa da Jabuticaba [link para o site oficial] vem ganhando destaque e relevância no cenário cultural mineiro. Tendo completado sua 31ª edição em novembro de 2022, a festa tem como objetivo principal valorizar a jabuticaba – fruta típica da região – e promover a interação e integração da comunidade local.

Advertisement

> Citação do presidente do Lions Club de Cachoeira do Campo, Antônio Sobrinho: ‘A comunidade local está se articulando para acolher o público da festa, num ambiente leve, seguro e intimista que contempla, cultura, culinária típica local, entretenimento de qualidade, segurança, conforto, estacionamento e boa circulação’.

Figura 1: Imagem da Praça Filipe dos Santos durante a Festa da Jabuticaba

Advertisement

O Novo Formato da Festa

Em 2022, a Festa da Jabuticaba adotou um novo formato, buscando atender a diretriz contemporânea da “Nova Cozinha Mineira”. As barracas de alimentação agora têm a obrigatoriedade do uso de algum produto derivado da jabuticaba em seu preparo. Este novo componente contribui para a descoberta de novas possibilidades do uso da fruta e sua inserção no preparo de pratos dos restaurantes locais.

A Programação Cultural e Entretenimento

1. Shows e Apresentações Musicais
2. Brincadeiras e Atividades Infantis
3. Desfiles de Bandas Civis Centenárias
4. Exposição e Venda de Produtos Derivados da Jabuticaba

Advertisement

Feira de Artesanato

Na 31ª Festa da Jabuticaba, foi aberto espaço para pequenos empreendedores mostrarem e venderem seus trabalhos. Os artesãos foram selecionados pela autenticidade e originalidade de seus trabalhos, variando de joias a produtos de beleza naturais.

Patrocinadores e Apoio

A Festa da Jabuticaba contou com o patrocínio master da Ferro Puro Mineração e da Sicredi, além do apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Advertisement

Figura 2: Imagem do logo dos patrocinadores

Programação da Festa da Jabuticaba

A programação da festa foi repleta de atividades interessantes e diversificadas, que incluíram apresentações musicais, shows de culinária, missas e até um concurso de geleia, licor e produto inovação.

Advertisement

As atrações da festa foram distribuídas em três palcos diferentes: palco gastronômico, palco da praça e palco do largo do cartório.

“`python
# Exemplo de programação de um dia da festa
programacao_dia = {
’10:00′: ‘Rodada de Negócios – Supermercado Vovô Nair – Palco Gastronômico’,
’12:00′: ‘Celso Alves (MPB) – Palco Principal’,
’14:00′: ‘Toca Raul – Palco Principal’,
’16:00′: ‘Vira Saia – Tuca Costa – Palco Principal’,
’19:00′: ‘Missa com Padre Harley – Igreja’,
’20:00′: ‘Lord Stone (Rock n’ Roll) – Palco Principal’,
}
“`

Advertisement

Para mais informações sobre a Festa da Jabuticaba, visite o site oficial em www.festadajabuticaba.com.br.

Figura 3: Imagem do palco principal durante uma apresentação

Advertisement

Conclusão

A Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo é um evento que representa o coração da cultura mineira. Com sua programação diversificada, o evento oferece um espaço para a comunidade local e visitantes celebrarem a jabuticaba e a rica tradição de Ouro Preto.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement