Connect with us
COVID-19 em Mato Grosso do Sul COVID-19 em Mato Grosso do Sul

Notícias

COVID-19 em Mato Grosso do Sul

Published

on

Resumo Geral

O estado brasileiro de Mato Grosso do Sul tem sido severamente afetado pela pandemia global COVID-19. Desde a primeira morte registrada em março de 2021, até o presente momento, o estado já perdeu 11.136 vidas para essa doença devastadora[^1^]. [^1^]: Boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado em 7 de dezembro de 2021.

Advertisement

Vítimas Fatais

Entre as vítimas fatais, houve um trágico caso de um bebê de apenas nove meses que sofria de uma doença cardiovascular crônica e síndrome de Down. Além disso, dois idosos também sucumbiram à doença, ambos com comorbidades que potencializaram os riscos da infecção.

Caso 1: Bebê em Itaquiraí

O bebê, residente na cidade de Itaquiraí, era portador de uma doença cardiovascular crônica e síndrome de Down. Essas comorbidades podem ter agravado o quadro de saúde do bebê após a infecção pelo vírus.

Advertisement

Caso 2: Idosa em Campo Grande

A primeira idosa, de 85 anos, residia na capital do estado, Campo Grande. Ela era diabética e também sofria de doenças crônicas no coração e no sistema respiratório, o que provavelmente intensificou os efeitos da COVID-19 em seu corpo.

Caso 3: Idosa em Maracaju

A segunda idosa, de 77 anos, vivia em Maracaju. Assim como a primeira idosa, ela era diabética e sofria de doenças crônicas no coração, além de ter um quadro neurológico complicado. Sua condição foi agravada pela infecção pelo novo coronavírus.

Advertisement

Números Gerais da COVID-19 no Estado

Até agora, foram registrados 618.105 casos de COVID-19 em Mato Grosso do Sul. Os números mais altos de contágio foram observados em Campo Grande, com um total de 217.532 casos, e Dourados, a segunda maior cidade do estado em termos de população, com 56.655 casos.

Campo Grande

Em Campo Grande, houve um aumento de 29 casos em relação ao número registrado duas semanas atrás.

Advertisement

Dourados

Em Dourados, o aumento foi de 43 casos em comparação com o número registrado na semana retrasada.

Contaminação e Transmissão do Vírus

É importante notar que, embora seja improvável que uma pessoa continue a transmitir o vírus vários dias após o início dos sintomas, isso ainda é possível. No entanto, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, após o décimo dia, é muito difícil uma pessoa infectada contaminar outras, mesmo que o teste continue a dar positivo.

Advertisement

Orientações do Ministério da Saúde

As orientações do Ministério da Saúde estabelecem que o período no qual uma pessoa pode não contaminar outros com a COVID-19 varia. No Brasil, desde janeiro de 2022, o Ministério da Saúde adotou um esquema em que, para casos leves e moderados, o paciente infectado pode retomar a vida cotidiana a partir do sétimo dia, desde que não apresente febre ou sintomas respiratórios nas últimas 24 horas.

Conclusão

O estado de Mato Grosso do Sul, como muitos outros lugares em todo o mundo, está enfrentando os desafios apresentados pela pandemia de COVID-19. É crucial seguir todas as orientações de saúde para minimizar a propagação do vírus e proteger a todos, especialmente aqueles com comorbidades que podem aumentar a gravidade da doença.

Advertisement

Fique seguro e proteja os outros. A pandemia ainda não acabou.

Advertisement

Este artigo foi escrito com base nas informações fornecidas pelo boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado em 7 de dezembro de 2021.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement