Connect with us
c3fb1a75 conferencia de cultura Conferência Intermunicipal de Cultura - Uma Nova Era para o Patrimônio e a Cultura no Oeste do Paraná c3fb1a75 conferencia de cultura Conferência Intermunicipal de Cultura - Uma Nova Era para o Patrimônio e a Cultura no Oeste do Paraná

Notícias

Conferência Intermunicipal de Cultura – Uma Nova Era para o Patrimônio e a Cultura no Oeste do Paraná

Published

on

Introdução

Em uma manhã de quarta-feira (23), representantes da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da Região Oeste do Paraná reuniram-se no Teatro Municipal para um encontro com múltiplos objetivos. Agentes culturais de várias cidades discutiram temas cruciais para a cultura local.

Sessão de Prestação de Contas

A primeira parte do evento foi dedicada à prestação de contas do Convênio Linha Ecológica 2020/2023. Durante este segmento, foram apresentados os resultados e desafios enfrentados durante o período, proporcionando uma análise detalhada do que foi realizado.

Advertisement

O convênio, no valor de R$660 mil, permitiu a realização de 775 ações que atraíram mais de 1.1 milhões de participantes. ‘O plano inicial era fazer 110 eventos, mas graças ao esforço dos agentes culturais de toda a região, conseguimos multiplicar esse valor, mantendo a Linha Ecológica ativa mesmo durante os piores momentos da pandemia de Covid-19’, comemora a consultora cultural da Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná, Tatyana Ravedutti.

Conferência

A 2ª etapa da 3ª Conferência Intermunicipal da Cultura de Toledo também fez parte do evento. Presidida pela secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, a conferência contou com a participação de diversos profissionais do setor cultural.

Advertisement

O objetivo principal deste encontro foi alinhar os debates já realizados às novas diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 045/2023, emitida pelo Ministério da Cultura (MinC). Esta nova portaria introduz o eixo VI – ‘Direito às artes e às linguagens digitais’ – exigindo uma discussão aprofundada e propositiva sobre o tema.

Discussões e Propostas

Após a leitura do decreto de convocação e do regimento interno do evento, foram propostas ideias concretas que poderiam moldar as discussões da 4ª Conferência Nacional de Cultura. Além disso, foi feita uma adaptação na quantidade de delegados eleitos na primeira etapa da conferência, garantindo a representatividade e legitimidade destes nas etapas estaduais do evento.

Advertisement

Desafios Futuros

Os próximos meses prometem ser desafiadores. ‘Estamos mobilizando nossa equipe em torno dos editais das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 e estamos envolvidos na organização de grandes eventos aqui em Toledo’, diz Rosselane. Ela reforça que o trabalho duro é motivado pela convicção de que a cultura não é um favor, mas um direito do cidadão garantido pela Constituição e, portanto, deve ser tratada como política pública de Estado.

Conclusão

A Conferência Intermunicipal de Cultura de Toledo simboliza um passo significativo para a cultura no Oeste do Paraná. As discussões geradas e as ações propostas durante o evento prometem ter um impacto duradouro na região, ajudando a moldar a paisagem cultural para os anos vindouros.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement