Connect with us
mme divulga cronograma de leiloes de transmissao ate 2025 POST MME Anuncia Cronograma de Leilões de Transmissão até 2025 mme divulga cronograma de leiloes de transmissao ate 2025 POST MME Anuncia Cronograma de Leilões de Transmissão até 2025

Notícias

MME Anuncia Cronograma de Leilões de Transmissão até 2025

Published

on

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou o cronograma de leilões de transmissão programados para os próximos anos. No total, são previstos dois certames por ano, com o próximo evento agendado para dezembro de 2023.

Operação e Expansão

Crescimento da energia solar

Dados da CCEE mostram um aumento de 77% na geração de energia solar na primeira quinzena de agosto. A fonte fotovoltaica produziu 2.637 MWmed no período, em comparação com 1.489 MWmed no mesmo intervalo de 2022.

Advertisement

Contribuição das fontes renováveis

As fontes renováveis estão desempenhando um papel importante na matriz energética do Brasil. Em julho, a energia solar e eólica foram responsáveis por gerar 27% da eletricidade do país. Além disso, essas duas tecnologias renováveis reduziram a utilização de combustíveis fósseis em 6,5 TWh ao longo do ano.

A Segurança da Matriz Elétrica

> ‘A energia solar contribui para a segurança da matriz elétrica‘, afirma Absolar.

Advertisement

A entidade também alerta que as causas do apagão devem ser minuciosamente investigadas, a fim de evitar oportunismos e conclusões equivocadas.

Investigação do Apagão

A análise preliminar do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indica que o desligamento de uma linha de transmissão causou o apagão. No entanto, o evento isolado não deveria ter causado o impacto visto e a ocorrência ainda está sob investigação.

Advertisement

Desempenho da Energia Solar

Crescimento em julho

A geração de energia solar teve um crescimento impressionante de 65% no Brasil em julho. A fonte registrou 2.255 MW médios produzidos no período, contra 1.363 MW médios no mesmo mês de 2022.

Superação de marcas

O Brasil ultrapassou a marca de 33 GW de energia solar em operação em agosto de 2023. O país soma 10,13 GW na geração centralizada e 22,95 GW na geração distribuída.

Advertisement

Leilão de Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) está à frente dos leilões de energia, um processo que envolve uma série de etapas e requer planejamento cuidadoso. O leilão é uma oportunidade para empresas do setor energético apresentarem suas propostas e conquistarem novos contratos.

Alexandre Silveira e a Energia Renovável

Alexandre Silveira, um especialista em energia renovável, tem sido uma voz ativa na promoção da energia solar e eólica no Brasil. Ele acredita que essas fontes de energia podem desempenhar um papel crucial na diversificação da matriz energética do país.

Advertisement

Conclusão

Os próximos anos serão cruciais para o setor energético brasileiro. À medida que o país continua a investir em energias renováveis, o papel da energia solar e eólica está se tornando cada vez mais importante. Com a realização de leilões de transmissão, espera-se que mais empresas possam contribuir para a expansão da capacidade energética do Brasil.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement