Connect with us
A Ascensão das Mulheres no Mercado de Trabalho dos EUA 169288926564e770b13316d 1692889265 3x2 rt A Ascensão das Mulheres no Mercado de Trabalho dos EUA

Notícias

A Ascensão das Mulheres no Mercado de Trabalho dos EUA

Published

on

As últimas tendências no mercado de trabalho têm surpreendido muitos, especialmente quando se trata do papel das mulheres na economia. Apesar dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19, as mulheres nos Estados Unidos(https://www1.folha.uol.com.br/folha-topicos/estados-unidos/) estão agora liderando o crescimento do emprego. Este artigo analisa essa tendência, olhando para os motivos por trás dela e suas implicações para o futuro.

Impacto da Pandemia na Força de Trabalho Feminina

Quando a COVID-19 chegou, o trabalho feminino foi duramente atingido. As mulheres eram desproporcionalmente representadas em setores fechados, como lazer, serviços e educação, e muitas assumiram mais responsabilidades pelo ensino em casa e cuidados durante a pandemia. Muitos acreditavam que essa seria uma tendência de longo prazo.

Advertisement

No entanto, à medida que a economia se recupera, as trabalhadoras estão em ascensão. O crescimento do emprego feminino(https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/07/mulheres-avancam-em-cargos-tecnicos-na-aviacao-mas-ainda-sao-ampla-minoria.shtml) não apenas superou o dos homens no pós-pandemia, mas a taxa de participação da força de trabalho entre as mulheres de 25 a 54 anos nos Estados Unidos acaba de atingir seu terceiro mês consecutivo de recorde.

Levantamento aponta que 77,8% das mulheres entre 25 e 54 anos estão empregadas nos Estados Unidos – Chandan Khanna/AFP

Advertisement

Uma Reversão da Norma?

Entre 2015 e 2020, a participação da força de trabalho feminina em idade ativa aumentou em 3,5 pontos percentuais, três vezes a taxa de crescimento dos homens. A recuperação econômica após a Grande Recessão de 2007-09, que elevou os salários, atraiu mais mulheres para o trabalho. O mesmo efeito está em jogo agora, embora a inflação seja um fator adicional.

A volta das mulheres ao mercado de trabalho vai contra a previsão de que muitas mães se aposentariam precocemente devido à pandemia. Em vez disso, milhões de pessoas na faixa dos 50 e 60 anos que deixaram seus empregos estão agora voltando ao trabalho, lideradas pelas mulheres.

Advertisement

Inflação e Preparações para Aposentadoria

A inflação é claramente um dos motivos para essa tendência, mas a falta de fundos para a aposentadoria também é um fator. Apenas 34,6% dos americanos em idade ativa possuem um plano de pensão patrocinado pela empresa, conhecido como 401k, que é a principal forma de poupança para a aposentadoria nos Estados Unidos. Quase um terço tem algum outro tipo de conta de aposentadoria.

Para aqueles que ganham menos, a economia mediana para a aposentadoria é zero. As mulheres estão em pior situação. Elas têm 80% mais chances de ficarem na pobreza na terceira idade do que os homens, de acordo com o relatório ‘Prejudicadas na Aposentadoria’, em parte devido a uma vida profissional mais curta.

Advertisement

Trabalho Flexível e Políticas do Governo

O trabalho mais flexível no pós-pandemia tem sido uma bênção para muitas mulheres, especialmente as mães que trabalham. Além disso, o governo de Joe Biden(https://www1.folha.uol.com.br/folha-topicos/joe-biden/) tornou a inserção de mais mulheres e negros no mercado de trabalho uma prioridade estratégica, vinculando gastos com infraestrutura e subsídios corporativos a esforços para criar uma força de trabalho mais diversa.

Mulheres em Setores Tradicionalmente Masculinos

A política de Biden já levou a grandes mudanças, com a entrada de mulheres em áreas tradicionalmente masculinas, incluindo construção e transporte. No primeiro semestre deste ano, o Departamento de Construção de Nova York emitiu três vezes mais cartões de segurança para trabalhadoras de canteiros de obras do que em todo o ano de 2019.

Advertisement

Além disso, líderes dos direitos trabalhistas recentemente ganharam um grande processo exigindo que um dos maiores fabricantes de ônibus do país, a New Flyer, contratasse mais mulheres e minorias em lugares como Califórnia e Alabama, como parte de uma transição para energia elétrica financiada pelo projeto de infraestrutura de Biden.

Desigualdades de Gênero no Trabalho

Enquanto as mulheres estão ingressando em trabalhos tradicionalmente masculinos, a tendência não está ocorrendo no sentido oposto. Há estudos que mostram que, embora as mulheres aceitem empregos na indústria para obter salários mais altos, os homens – especialmente os brancos – têm menos probabilidade de ingressar em áreas como a enfermagem, mesmo que possam ganhar mais lá do que em trabalhos manuais.

Advertisement

Ameaça da Inteligência Artificial

Com a indústria e a área da saúde em crescimento, será interessante ver como essas tendências de gênero se desenvolvem, especialmente com a introdução da inteligência artificial(https://www1.folha.uol.com.br/folha-topicos/inteligencia-artificial/) na equação. Um estudo recente descobriu que as mulheres são mais vulneráveis à [interrupção do trabalho baseada em IA](https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/07/a-ameaca-da-inteligencia-artificial-aos-empregos-e-real.shtml) do que os homens, em parte porque mais mulheres ainda estão em [empregos de escritório na parte administrativa](https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/08/oit-diz-que-ia-afetara-mais-a-area-administrativa-mas-nao-destruira-empregos.shtml

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement