Connect with us
25º Festival de Cirandas de Manacapuru - A Celebração da Cultura e da Arte 25º Festival de Cirandas de Manacapuru - A Celebração da Cultura e da Arte

Notícias

25º Festival de Cirandas de Manacapuru – A Celebração da Cultura e da Arte

Published

on

Hoje (01/09), o coração do Brasil pulsa mais forte com o início do 25º Festival de Cirandas de Manacapuru, que acontece no belíssimo Parque do Inga. Este complexo cultural, carinhosamente chamado de Cirandódromo, será inundado pelas cores vibrantes da Ciranda Flor Matizada.

Horário e Entrada

O espetáculo começa às 21h30 e pode ir até 2h30. O melhor de tudo? A entrada é totalmente gratuita.

Advertisement

Organização e Apoio

Este evento cultural imponente é organizado pelas cirandas com o apoio crucial do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Manacapuru.

Rotatividade das Apresentações

As apresentações seguem um sistema de rodízio anual, acordado entre as agremiações. Portanto, no sábado (02/09), será a vez da Ciranda Guerreiros Mura, e no domingo (03/09), a Ciranda Tradicional.

Advertisement

Valorização Cultural e Econômica

Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa, exalta a valorização cultural do evento e a fortificação da cadeia produtiva formada por artistas atuantes nos mais diversos segmentos.

> ‘O Festival de Cirandas de Manacapuru preserva a identidade cultural do município, além de gerar emprego e renda a mais de 200 profissionais da classe artística envolvidos em trabalhos com as cirandas, iniciados meses antes do festival’, ressalta o secretário.

Advertisement

O festival também aquece o comércio local, fomenta o turismo e aumenta a visibilidade do município.

O Show de Ciranda Flor Matizada

Neste ano, a Ciranda Flor Matizada apresenta o tema ‘Muricariuás’. A comitiva de entrada é formada por 40 integrantes e o cordão de cirandeiros com 60 pares, além dos itens oficiais que são pontuados.

Advertisement

Esta agremiação, que nasceu no centro de Manacapuru, é a pioneira entre as cirandas com 43 anos de atuação.

Palco Alternativo

Após o término das apresentações das cirandas, a festa continua com shows de artistas conhecidos pelos manacapuruenses e pelo público de Manaus. A cada noite, diferentes atrações sobem ao palco montado no estacionamento da Rodoviária de Manacapuru, ao lado do Parque do Inga.

Advertisement

Na primeira noite de festa, se apresenta, a partir da meia-noite, o cantor Dieguinho Damasceno e, às 1h30, é a vez de Mikael e Banda. O acesso a festa é igualmente gratuito.

Outras Notícias

Não deixe de conferir também a matéria sobre [a lixeira poluidora e a saída do general Mansur](https://www.portalmarcossantos.com.br/2023/08/30/a-lixeira-poluidora/), por Marcos Santos.

Advertisement

Prepare-se para uma experiência cultural enriquecedora e apaixonante no 25º Festival de Cirandas de Manacapuru. Você não vai querer perder!

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement