Connect with us
Belford Roxo celebra o patriotismo com desfile cívico em Nova Aurora Belford Roxo celebra o patriotismo com desfile cívico em Nova Aurora

Notícias

Belford Roxo celebra o patriotismo com desfile cívico em Nova Aurora

Published

on

Publicado 01/09/2023 17:23

Belford Roxo, uma cidade conhecida por seu fervor patriótico, recentemente testemunhou o desfile cívico que atraiu uma multidão de estudantes e residentes locais em Nova Aurora. Com a predominância das cores verde e amarelo, uma representação do orgulho nacional, os alunos de 16 escolas desfilaram com entusiasmo e conhecimento.

Advertisement

A Semana da Pátria

A Semana da Pátria é um evento anual que celebra o patriotismo e a cidadania. Este ano, a celebração começou em Nova Aurora, um bairro em Belford Roxo. Este é um evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação e continuará na próxima semana nas seguintes localidades: segunda-feira (04) no Parque São José, terça-feira (05) em Sargento Roncalli. Na quarta-feira (06), a festa será no Lote XV e, finalmente, na quinta-feira (07), o Dia da Independência do Brasil, a marcha se dirigirá para o Centro.

O retorno do desfile cívico a Nova Aurora

De acordo com Denis Macedo, Secretário Municipal de Educação, após uma década, o desfile cívico voltou a ser realizado em Nova Aurora. Ele atribuiu isso ao progresso na área da educação na região, graças ao trabalho incansável do prefeito Waguinho (Wagner dos Santos Carneiro), que reformou e inaugurou várias unidades escolares no bairro.

Advertisement

> ‘Conseguimos trazer de volta esta grande festa para a região devido ao crescimento na área da educação. Isso é fruto do trabalho incansável do prefeito Waguinho, que já reformou e inaugurou diversas unidades no bairro. Antes, realizávamos o desfile em quatro locais, e hoje precisamos de seis para que todos os alunos participem’, disse Denis.

A educação em Belford Roxo

Matheus Carneiro, Secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, expressou sua alegria em presenciar mais um dia de desfiles. Ele afirmou que Belford Roxo está crescendo dia após dia.

Advertisement

> ‘Nessa maratona de desfiles, podemos ver o quanto a Educação avançou em nossa cidade. Todos os trabalhos e apresentações dos alunos enquanto passam na avenida deixam claro o verdadeiro significado de transformação. E junto com isso estamos colaborando para que desde pequenas as crianças tenham noções de civismo e patriotismo e entendam o significado de cada um’, explicou Matheus.

Todos pela educação

O tema deste ano foi ‘Todos juntos pela Educação!’. As escolas demonstraram o talento dos alunos através de pelotões com faixas e frases como: ‘A maior limitação ainda é o preconceito’, ‘Inclusão: um compromisso de todos’ e ‘Somos todos iguais’, falando sobre inclusão, ‘Ser professor é ajudar a escrever a história do futuro’, ‘Somos elos de união para uma educação transformadora’ e ‘Escola e família: união que faz a diferença’, destacando a importância da educação na vida das pessoas.

Advertisement

Homenagens e Destaques

A Escola Imaculada Conceição se destacou ao levar dois troféus representando os resultados da última avaliação do IDEB: 5,8 nos anos iniciais e 5,6 nos anos finais, o maior do Estado. Além disso, foram feitas homenagens ao prefeito Waguinho, à deputada federal Daniela do Waguinho e aos secretários Denis Macedo e Matheus Carneiro.

Civismo e Patriotismo em destaque

Ivanete Soares, aposentada de 64 anos, estava toda feliz esperando seu neto e sobrinha desfilarem. Ela explicou que é o segundo ano que acompanha a Semana da Pátria.

Advertisement

> ‘Eles desfilam todos os anos e é sempre lindo. Torço para que nunca se acabe, pois é uma tradição muito bonita, além de resgatarem personalidades e personagens que fazem parte da história’, disse Ivanete.

Ana Beatriz Silva de Oliveira, 14, da Escola Municipal Manoel Gomes, é parte do pelotão que abre e fecha todos os desfiles há dois anos. Ela explicou que ensaia bastante com as escolas e as bandas para que tudo esteja perfeito durante a semana.

Advertisement

> ‘Eu gosto muito de participar. Desfilo com uma grande responsabilidade de carregar a bandeira do nosso Estado. Para mim, esse evento representa o amor à pátria e a nossa história, e por aqui, tentamos demonstrar tudo isso’, garantiu Ana Beatriz.

Participação das Escolas e Creches

Além das escolas, várias creches também desfilaram em Nova Aurora, incluindo: Casa da Criança, São Pedro, Sargento Welerson Lopes, Amélia da Silva Magalhães, Ursinhos Carinhosos, Irene Leonor da Silva Costa, e o Instituto Pedro Lucas. As Escolas Pastor Rubens de Castro, Capela São José, São Francisco de Assis, Waldemiro José Pereira, Tenente Valmor Lynch Valença, Ayrton Senna da Silva, Santa Cruz e o Ciep Municipalizado Ministro Gustavo Capanema também marcaram presença.

Advertisement

Vários secretários e vereadores também estiveram presentes, incluindo Enira Ranuzia (Indústria e Comércio), Luciano Arigone (Segurança Pública), André Rocha (Comunicação Social), Marcelo Machado (Transporte), Tatiana Ervite (Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome) e os vereadores Markinho Gandra, Danielzinho, Matheus igual a Você e Igor Feio.

fotogaleria

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement