Connect with us
Enem no DF - Professora aposta em exame para mudança de carreira Enem no DF - Professora aposta em exame para mudança de carreira

Trainee

Enem no DF – Professora aposta em exame para mudança de carreira

Published

on

Em meio ao movimento nas ruas do Distrito Federal, com candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se dirigindo aos locais de prova, a história de Roberta Cristina Antunes se destaca. Aos 40 anos, essa professora de biologia está se preparando para fazer a transição de carreira e ingressar na medicina.

A jornada de Roberta

Roberta dedicou os últimos quatro anos de sua vida para se preparar para o exame, com o objetivo de voltar ao ensino superior. Durante esse período, ela se preparou por meio de cursinho pré-vestibular e estudos em casa.

Advertisement

> ‘Estou tentando fazer uma transição de carreira e decidi fazer medicina. Comecei a estudar ainda na pandemia mas agora é que consegui me dedicar mais, espero conseguir passar nesta prova mas também confio em Deus para que ele ajude a guiar os meus caminhos e o que for melhor para mim’, explica Roberta.

Ao chegar ao local de prova, Roberta fez uma pausa para receber uma oração de um grupo religioso. Essa foi uma cena que ilustra a tensão e a esperança que permeiam esse importante dia para muitos estudantes.

Advertisement

A movimentação no local de prova

A Universidade Paulista (Unip), localizada na Asa Sul, foi um dos locais de prova que recebeu uma grande quantidade de estudantes, vendedores ambulantes, professores de escolas e cursinhos, familiares e estudantes ansiosos.

Experiência de um estudante em treinamento

Outro destaque é a história do estudante Khauan Dias, de 16 anos, que está no segundo ano do ensino médio. Ele decidiu fazer a prova do Enem como treinamento, já que pretende cursar medicina.

Advertisement

> ‘É importante eu fazer a prova hoje para ter a sensação de como é, o que me espera aí, e como eu posso melhorar para realizar o exame no próximo ano, que é quando vai estar valendo pra mim’, disse Khauan.

Cronograma do Enem

O Enem é dividido em duas etapas, que ocorrem em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, são aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação. No segundo dia, são cobrados os conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza.

Advertisement

Cronograma do primeiro dia de provas:

* Abertura dos portões: 12h
* Fechamento dos portões: 13h
* Início das provas: 13h30
* Término das provas no 1º dia: 19h
* Término das provas no 2º dia: 18h30

Advertisement

Os candidatos só podem sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Sobre o Enem

O Enem é composto por 180 questões objetivas e uma redação, divididas igualmente entre os dois dias de prova. O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Advertisement

No Distrito Federal, são 72.982 inscritos para a prova. Em todo o Brasil, são cerca de 3,9 milhões de inscritos confirmados para realizar o Enem 2023, nas 27 unidades da Federação, em 1.750 municípios de aplicação.

Ao todo, são mais de 9 mil locais de prova, com 10.086 coordenações, o que representa cerca de 132 mil salas. Além disso, farão parte da aplicação 1.763 coordenadores municipais, 36 coordenadores estaduais e cerca de 13.000 assistentes de local.

Advertisement

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement