Connect with us
Projeto de Lei Prioriza Vagas de Estágio para Estudantes Carentes Projeto de Lei Prioriza Vagas de Estágio para Estudantes Carentes

Estágio

Projeto de Lei Prioriza Vagas de Estágio para Estudantes Carentes

Published

on

O Projeto de Lei 4697/12 foi aprovado no último dia 05 na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, garantindo prioridade nas vagas de estágio não obrigatório para estudantes do ensino médio de escolas públicas e de baixa renda que estejam cursando o ensino superior.

A relatora do projeto, deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA), deu um parecer favorável à proposta. Durante os debates, ela propôs um substitutivo ao PL original, que inicialmente destinava 50% das vagas de estágio no setor privado a alunos de escolas públicas do ensino médio e superior.

Advertisement

## Modalidades de Estágio

Ao analisar o texto, a relatora observou que existem duas modalidades de estágio: o obrigatório e o não obrigatório.

Advertisement

> “Estabelecer cotas sobre as oportunidades de estágio obrigatório resultaria em discriminação indesejável para o cumprimento de obrigação que atinge a todos esses estudantes”, destacou a deputada.

Penalidades para Empresas

Segundo o projeto, as empresas que não cumprirem a norma ficarão sujeitas a multas entre R$ 1 mil e R$ 5 mil.

Advertisement

A penalidade, conforme o projeto, será revertida para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do estado em que a empresa está sediada.

“`python
multa = int(input(‘Digite o valor da multa: ‘))
if multa < 1000 or multa > 5000:
print(‘Valor da multa inválido.’)
else:
print(‘Valor da multa válido.’)
“`

Advertisement

Próximos Passos

Agora, o PL segue para tramitação nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e de Constituição e Justiça da Câmara.

1. Comissão de Trabalho
2. Comissão de Administração e Serviço Público
3. Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Advertisement

Conclusão

A aprovação do Projeto de Lei 4697/12 é um passo importante na luta pela inclusão e igualdade social. Garantir vagas de estágio para estudantes carentes é uma forma de promover a justiça social e dar oportunidades a quem mais precisa.

Fontes:

Advertisement

Agência Câmara de Notícias

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement