Connect with us
Usucapião - Uma Alternativa para Regularização de Imóveis Usucapião - Uma Alternativa para Regularização de Imóveis

Notícias

Usucapião – Uma Alternativa para Regularização de Imóveis

Published

on

A usucapião é uma maneira eficaz de legalizar a propriedade de um imóvel em casos de dificuldades no registro da transferência. Esta opção está disponível em situações onde a regularização por meio de outros métodos se torna impossível ou extremamente difícil.

A Usucapião e a Regularização de Imóveis

Segundo o entendimento da 1ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a ação de usucapião pode ser utilizada para a regularização de imóveis nos casos de aquisição derivada da propriedade. Isso ocorre quando há impossibilidade ou excessiva dificuldade de regularização por outra via.

Advertisement

> ‘Portanto, no caso concreto, é praticamente impossível aos apelantes promoverem o simples registro da transferência do imóvel na matrícula imobiliária, o que autoriza o manejo da ação de usucapião.’

O Uso da Usucapião: Um Estudo de Caso

No caso analisado, a autora da ação alega que utiliza o imóvel em questão como seu desde o ano 2000. Durante este período, várias construções foram feitas no local. Ela afirma que havia um contrato de compra e venda e três recibos no valor de R$ 10 mil cada, totalizando R$ 30 mil pagos pelo imóvel. No entanto, estes documentos foram perdidos após várias enchentes no município de Rio Negrinho.

Advertisement

Em primeira instância, a ação foi julgada extinta sem a resolução do mérito, devido à falta de interesse processual. Inconformada, a autora recorreu.

Ela sustentou a presença de interesse processual e alegou que os documentos necessários para o ajuizamento da ação de adjudicação compulsória não mais existem. Portanto, a usucapião se tornou a via adequada.

Advertisement

O Reconhecimento da Usucapião

Para o relator do processo, ficou demonstrada nos autos a presença dos requisitos para o reconhecimento da usucapião. Também ficou evidente a impossibilidade de ajuizamento da ação de adjudicação compulsória em razão do extravio do contrato de compra e venda entre as partes.

“`
Apelação 5001268-92.2020.8.24.0055
“`

Advertisement

Decisões Prévias sobre Usucapião

O voto do relator também apresenta decisões prévias da 6ª e da 8ª Câmaras de Direito Civil do TJSC, que seguiram o mesmo entendimento. Os demais integrantes da câmara acompanharam o voto do relator. O recurso foi conhecido e provido, com determinação de retorno dos autos à origem para prosseguimento do feito sob essa ótica.

A Usucapião na prática

A usucapião se apresenta como uma alternativa viável e eficaz para a regularização de imóveis. Principalmente em situações onde a documentação necessária para a transferência do imóvel se perdeu ou é inacessível.

Advertisement

Conclusão

Assim, a usucapião se torna uma alternativa importante para a regularização de imóveis. Especialmente nos casos de dificuldade ou impossibilidade de registro da transferência da propriedade.

Link

Advertisement

Tags: Usucapião, Imóveis, TJ-SC

Compartilhe este artigo!

Advertisement

*

Receba nosso boletim de notícias. Receber

Advertisement

Se encontrar um erro, avise nossa equipe! Informe um problema

*

Advertisement

Comentários

1. Carlos.msj disse: ‘Realmente, é muito difícil e caro. O novo CC deveria repensar essa questão a fim de criar uma maneira mais viável de fazer o registro imobiliário. Seria bom para o país.’

Advertisement

*

Artigos relacionados:

Advertisement

Avanço legislativo na efetivação do princípio da concentração dos atos na matrícula imobiliária
Impactos processuais da reforma da Lei 14.825/2024 na recuperação de créditos
Dono de terreno é responsável solidário por construção promovida no local
Aspectos da alienação fiduciária: da aquisição de imóveis à cessão de direitos creditórios
Entrada sem autorização em domicílio anula condenação por tráfico de drogas
Usucapião de imóvel: quem não registra não é dono?
Clube não precisa se tornar SAF para pedir recuperação judicial, decide TJ-SC
Por causa dos juros abusivos, desembargador manda devolver veículo apreendido
Juiz determina mudanças em cálculo de taxa por terrenos da Marinha em PE
Dono de imóvel não responde por débito de condomínio anterior a usucapião, diz STJ

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement