Connect with us
Uma Jornada de Aprendizado - Alunos de Turismo Visitam o Parque Estadual de Monte Alegre Uma Jornada de Aprendizado - Alunos de Turismo Visitam o Parque Estadual de Monte Alegre

Notícias

Uma Jornada de Aprendizado – Alunos de Turismo Visitam o Parque Estadual de Monte Alegre

Published

on

Introdução

O Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA), localizado na região oeste do Pará, abriu suas portas para uma experiência educativa única para os estudantes do curso técnico de turismo da escola Eetepa.

Esta viagem de estudo realizada nos dias 3 e 4 de novembro contou com a participação de cerca de 40 alunos. O objetivo da visita era proporcionar aos estudantes uma visão prática da indústria do turismo e reforçar a importância do aprendizado na área.

Advertisement

Aprendizado Além da Sala de Aula

Marcelo Pentecoste, um funcionário da Ideflor-Bio, destacou a importância dessa experiência para os estudantes. Segundo ele, os alunos foram incentivados a fazer do turismo a sua profissão.

> “Os alunos que vieram para ter esse pequeno conhecimento e também avançar na questão do turismo foram incentivados a viverem disso, trabalhando e trazendo o conhecimento de fora fazendo essa ponte entre o turismo de Santarém ao de Monte Alegre sobre o nosso estado do Pará” – Marcelo Pentecoste.

Advertisement

Impressões Iniciais

A visita ao PEMA superou as expectativas dos estudantes. Eles foram recebidos de forma calorosa pela equipe da Eetepa de Monte Alegre e ficaram impressionados com a variedade de atrações turísticas que o parque oferece.

1. Evelin Valente, uma das estudantes, expressou sua surpresa e admiração pelo local:
* “A expectativa foi muito grande a partir do momento que saímos de Santarém fomos bem recepcionados pela Eetepa de Monte Alegre. Chegando ao Pema tivemos uma grande surpresa com várias atrações turísticas, fomos a Serra do Pilão uma maravilhosa vista”

Advertisement

2. Leandro Campos, outro aluno, falou sobre a relevância da visita para a sua formação como guia turístico:
* “A visita ao parque foi de grande importância para nós que trabalhamos com o turismo que estamos sendo preparados para ser guias turísticos. A expectativa foi uma das melhores e aprendemos lá que as figuras rupestres são muito além do que a gente não conhece ainda”.

O Parque Estadual de Monte Alegre

O PEMA é um patrimônio cultural e material brasileiro, abrigando o sítio arqueológico mais antigo da Amazônia sul-americana, com pinturas rupestres de aproximadamente 12 mil anos de história.

Advertisement

A visita ao parque permite que os futuros guias de turismo compreendam as nuances do trabalho, ganhando confiança e habilidades essenciais para se destacar na atividade turística.

A Importância da Experiência Prática

O professor e guia de turismo Mourrambert Flexa, da Eetepa, ressaltou a importância desta atividade prática como uma das etapas do aprendizado que os alunos precisam cumprir.

Advertisement

> “É uma das etapas que eles precisam cumprir e fazer essa atividade intermunicipal para que eles conheçam outras realidades e atrativos turísticos da nossa região oeste do Pará. Eles puderam de maneira prática ter experiência tanto com os guias locais e eles fazendo interconexão com os mesmos” – Mourrambert Flexa.

Conclusão

Essa viagem de estudo foi uma oportunidade inestimável para os alunos do curso de turismo da Eetepa. Eles puderam conhecer de perto a realidade do trabalho na indústria do turismo e adquirir conhecimentos práticos que serão úteis em suas futuras carreiras.

Advertisement

A visita também foi um passo importante para o cumprimento dos requisitos necessários para a emissão das carteiras profissionais do Cadastur, que é o cadastro nacional e profissional de turismo.

Com experiências como estas, os futuros profissionais do turismo estão se preparando para conduzir a indústria do turismo do Pará a novas alturas.

Advertisement

Referências

1. Parque Estadual de Monte Alegre
2. Curso Técnico de Turismo da Eetepa
3. Cadastur

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement