Notícias
Uma Homenagem a João Pretti – Fundador da Viação Pretti
No dia 18 de setembro, o mundo dos negócios perdeu uma figura de inestimável valor. João Pretti, fundador da empresa de transporte de passageiros Viação Pretti, faleceu aos 86 anos de idade. De acordo com Liemar Pretti, seu filho, o empresário vinha enfrentando problemas de saúde relacionados ao coração e pulmão, que culminaram em um infarto do qual ele não conseguiu se recuperar.
A Trajetória de João Pretti
João Pretti nasceu em 8 de maio de 1937, na localidade de Itaçu, distrito de Itaguaçu. Ainda criança, mudou-se para Colatina(https://www.agazeta.com.br/tema/colatina), situada no Noroeste do Espírito Santo. Anos mais tarde, ele se mudou para Baixo Guandu para aprender o ofício de eletricista, mas retornou à ‘Princesinha do Norte’, onde iniciou a vida adulta, casou e teve três filhos.
>’Meu pai foi um desbravador do Noroeste do Espírito Santo. Um eletricista, que viu no transporte uma oportunidade de crescer na vida’, disse Liemar Pretti.
Foi em 1955 que João, usando os conhecimentos de eletricista, decidiu abrir sua própria oficina em um imóvel deixado pelo seu pai. Apesar das adversidades, o negócio prosperou. Em 1957, inspirado pelo setor de transporte de passageiros, João comprou algumas linhas de ônibus.
Em 1965, confiando no sucesso da empresa, João registrou e fundou a Viação Pretti na cidade de Colatina. Hoje, a empresa é referência nacional no setor de transporte de cargas e passageiros, atendendo a mais de 170 localidades.
>’Um homem de muita garra, determinação, amigo dos amigos, que cuidava de todos e procurava viver a vida dele, de forma que se sentisse sempre em movimento, construindo alguma coisa. Era um homem incessante na questão de produção de trabalho’, comentou Liemar Pretti sobre seu pai.
Homenagens a João Pretti
Uma das últimas homenagens a João Pretti foi a inauguração da empresa Sest Senat, em São Mateus, no Norte do Estado, que leva o nome do empresário. Em memória do fundador da Viação Pretti, a Prefeitura de Colatina decretou luto oficial de três dias.
Além de três filhos, João também deixou seis netos. ‘Escreveu o nome da história do nosso Estado e descansou’, finalizou Liemar Pretti.
Saiba mais(/sobre-a-gazeta)
Caso tenha identificado alguma informação incorreta neste conteúdo, nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
Para informações adicionais, acesse o site