Connect with us
Saúde e Sociedade - Reflexões em Pauta Saúde e Sociedade - Reflexões em Pauta

Notícias

Saúde e Sociedade – Reflexões em Pauta

Published

on

1. Divisão Geográfica de Agentes de Saúde

A Prefeitura de Limeira estabeleceu novos parâmetros para o trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACSs). A nova estratégia, assinada pelo prefeito Mario Botion, distribui os agentes em quatro regiões da área urbana, com cada uma delas contendo, no mínimo, sete unidades básicas de saúde (UBSs). Os agentes rurais, por outro lado, terão como base as UBSs do Lopes, Pinhal e Tatu.

Apesar dessa definição inicial, o decreto permite a transferência temporária dos agentes para outras regiões, conforme a necessidade e sem prejudicar suas funções.

Advertisement

2. Atendimento Prioritário para Mulheres Vítimas de Agressão

Um projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados com o objetivo de garantir atendimento prioritário para mulheres vítimas de agressão. Esse atendimento inclui assistência psicológica, social e cirurgia plástica reparadora, e será oferecido principalmente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Projeto de Lei 715/19, proposto pela ex-deputada Marília Arraes e com parecer favorável da deputada Benedita da Silva, determina que o atendimento prioritário deve ser concedido quando a violência resultar em danos à integridade física ou estética da mulher.

Advertisement

3. Plantão de Vacinação em Limeira

Na cidade de Limeira, um novo plantão de vacinação foi realizado, oferecendo imunização contra Covid-19, gripe e todas as vacinas previstas no Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde.

O plantão de vacinação ocorreu em cinco locais da cidade, incluindo o drive-thru do Parque Cidade. A vacinação contra Covid-19 foi disponibilizada para pessoas com 12 anos ou mais na UBS Morro Azul, enquanto a UBS Abílio Pedro focou no público infantil, de seis meses a 11 anos. Além disso, a atualização vacinal esteve disponível nas UBSs Planalto, Cecap, Morro Azul e Abílio Pedro.

Advertisement

4. Diagnóstico de Autismo em Adultos e Idosos

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4540/23, que tem como objetivo incentivar adultos e idosos a procurarem diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com o deputado Zé Haroldo Cathedral, autor do projeto, e o relator, deputado Felipe Becari, a ideia é estimular a chamada investigação tardia para o TEA, pois muitos adultos e idosos enfrentam dificuldades em várias áreas, e a identificação dessas questões pode levar a intervenções e apoio adequados para melhorar suas vidas e as vidas das pessoas ao seu redor.

Advertisement

Por favor, forneça as palavras-chave primárias e secundárias, bem como as informações adicionais e o tom de voz desejado para que eu possa continuar a escrever o artigo.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement