Connect with us
Governador da Bahia convoca reuniao de urgencia pa0030203400202308192130 Reunião de Emergência para Solução do Caso Bernadete Pacífico Governador da Bahia convoca reuniao de urgencia pa0030203400202308192130 Reunião de Emergência para Solução do Caso Bernadete Pacífico

Notícias

Reunião de Emergência para Solução do Caso Bernadete Pacífico

Published

on

Jeronimo Rodrigues, o governador da Bahia, convocou uma reunião de emergência no sábado (19) com representantes da segurança pública para discutir o assassinato da líder quilombola e ialorixá Bernadete Pacífico.

A Reunião

A reunião foi convocada para alinhar a estratégia das Polícias Militar e Civil na investigação do crime, buscando agilidade no esclarecimento dos fatos e na identificação dos autores. O processo investigativo está em progresso e envolve agentes de várias áreas, como Homicídios, Proteção à Pessoa (DHPP), Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), e a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF).

Advertisement

Participantes da Reunião

Várias autoridades estaduais marcaram presença na reunião:

* Felipe Freitas, secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos,
* Andre Curvello, secretário da Comunicação,
* Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública,
* Angela Guimaraes, secretária da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais,
* Fabya Reis, secretária de Políticas para as Mulheres,
* Adolfo Loyola, chefe de gabinete do governador,
* Heloisa Brito, delegada-geral,
* Paulo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar.

Advertisement

O Pedido da ONU

A agência de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou ao estado uma ‘investigação célere, imparcial e transparente’.

Quem Era Bernadete Pacifico?

Bernadete Pacífico, de 72 anos, era ialorixá, líder religiosa, integrante da comunidade Pitanga dos Palmares e atuava como coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

Advertisement

Conclusão

O caso de Bernadete Pacífico é um exemplo trágico dos conflitos e injustiças que ainda persistem no Brasil. A reunião convocada pelo governador Jeronimo Rodrigues é um passo importante para a resolução do crime, mas também destaca a necessidade de políticas mais eficazes para proteger as comunidades quilombolas e garantir seus direitos. A pressão internacional, como a da ONU, é um lembrete de que o mundo está observando e aguardando ações concretas.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement