Connect with us

Notícias

Requalificação da Avenida Jorge Amado – Uma nova fase para a mobilidade urbana

Published

on

Introdução

A Avenida Jorge Amado, um dos principais eixos de conexão entre a região do Imbuí e a orla da Boca do Rio, em Salvador, está prestes a passar por uma significativa requalificação. Esta ação tem como objetivo aumentar a mobilidade dos motoristas e do transporte público que circulam pela área.

Assinatura da Ordem de Serviço

Na última quarta-feira (8), o prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço para o imediato início das obras. O evento contou com a presença de outras autoridades municipais e o investimento para a intervenção será de R$ 9,5 milhões.

Advertisement

Detalhes do Projeto

Elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o projeto inclui a duplicação de um trecho da avenida, que vai da saída da Rua das Araras até o cruzamento com a Rua Santo Antônio. Este segmento representa aproximadamente um quilômetro de extensão.

Ao final das intervenções, o trecho passará a ter duas faixas em cada sentido, além de novos canteiros com paisagismo e retornos.

Advertisement

A Importância da Requalificação

A requalificação da Avenida Jorge Amado é uma ação estratégica para a cidade. Esta avenida é um importante corredor de tráfego que conecta a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) à orla de Salvador. Durante os horários de pico, é comum a ocorrência de congestionamentos na via.

Benefícios Esperados

Com a implementação do projeto, espera-se melhorar a fluidez do trânsito na região, que conta com uma grande concentração de estabelecimentos comerciais, como bares e academias, além de diversos condomínios e residências.

Advertisement

Impactos na Mobilidade Local

O prefeito Bruno Reis destacou que o adensamento imobiliário da região impactou significativamente a mobilidade local. Com as obras de mobilidade, espera-se que o tempo de deslocamento dos passageiros seja reduzido, proporcionando mais qualidade de vida à população.

Serviços de Requalificação

Os serviços de requalificação serão realizados pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e incluirão a instalação de áreas de estacionamento, sistema de drenagem, pontos de ônibus com baias, abertura de retornos, recuperação de passeios, pavimentação e iluminação em LED.

Advertisement

Objetivos das Mudanças

Luiz Carlos, titular da Seinfra, explicou que o objetivo das mudanças é criar um caminho mais curto e seguro entre a Paralela e a orla, reduzindo os engarrafamentos e os acidentes na região.

Outras Ações de Mobilidade Urbana

Além da requalificação da Avenida Jorge Amado, a região também ganhará uma nova ligação viária entre a Estrada do Curralinho e a Rua dos Colibris, no Imbuí. A construção desta via já está 80% finalizada.

Advertisement

Obras em Andamento e Futuras

A região conta atualmente com 15 obras em andamento ou prestes a iniciar, incluindo a requalificação da Estrada do Curralinho e da Praça Nossa Senhora Aparecida.

Conclusão

A requalificação da Avenida Jorge Amado representa um importante passo para a melhoria da mobilidade urbana na região do Imbuí e da Boca do Rio, beneficiando motoristas, usuários do transporte público e pedestres.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement