Connect with us
Prorrogação de Inscrições para o Arte em Cores" no Pará e Maranhão" Prorrogação de Inscrições para o Arte em Cores" no Pará e Maranhão"

Notícias

Prorrogação de Inscrições para o Arte em Cores” no Pará e Maranhão”

Published

on

Introdução

O projeto Arte em Cores, em sua 4ª edição, estende seu prazo de inscrição para selecionar 50 artistas visuais para a produção de pinturas murais nas cidades do Pará e do Maranhão. A iniciativa tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Novo Prazo para Inscrições

Os artistas interessados, com idade mínima de 16 anos, têm agora até às 18 horas do dia 17 de abril para se inscreverem no projeto. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário no link [linktr.ee/arteemcoresmove](linktr.ee/arteemcoresmove) e na bio do perfil [instagram.com/arteemcoresmove](instagram.com/arteemcoresmove).

Advertisement

Seleção de Artistas

No Pará, serão selecionados 25 artistas visuais residentes em uma das seguintes cidades: Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Tucumã. No Maranhão, também serão selecionados 25 artistas nas cidades de: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Bom Jesus das Selvas, Bacabeira, Buriticupu, Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Pedro da Água Branca.

Técnicas de Pintura

Os participantes selecionados aplicarão técnicas mistas de pintura, com ênfase no graffiti, para produzir um painel em espaço público. Serão 25 obras individuais no Pará e 25 no Maranhão, além de dois painéis coletivos, um em Canaã dos Carajás, no Pará, e outro em Bacabeira, no Maranhão, totalizando 52 obras transformando as paisagens paraenses e maranhenses.

Advertisement

Experiência de Participação

Bino Sousa, artista de Marabá, no sudeste do Pará, e participante de duas edições do Arte em Cores, destaca a liberdade criativa proporcionada pelo projeto. Ele afirma que o Arte em Cores oferece um momento íntimo do artista com sua própria arte, permitindo a criação sem a pressão comercial, dando ênfase à criação.

Benefícios para os Artistas Selecionados

Os artistas selecionados terão acesso a um conjunto de videoaulas sobre técnicas e linguagens artísticas, além de receberem monitoria remota. Para a produção dos painéis, serão destinadas premiações e ajudas de custo. Ao final do projeto, fotografias das obras produzidas serão expostas na Galeria Virtual do Arte em Cores, ampliando a visibilidade dos trabalhos e de seus respectivos autores para diversos públicos.

Advertisement

Palavras do Coordenador do Projeto

André Amparo, coordenador do projeto, afirma que além dos espaços urbanos ganharem novas perspectivas, os artistas passam a ser mais conhecidos e valorizados em suas cidades e regiões. Isso gera emprego e renda. As obras produzidas em espaços públicos e também exibidas na Galeria Virtual fortalecem contatos e geram convites para que os artistas produzam novos trabalhos. O resultado final do Arte em Cores acaba sendo muito maior do que somente a produção artística, tendo reflexos em vários outros aspectos ao longo do tempo.

Histórico do Projeto

Desde 2020, o Arte em Cores dedica-se a conectar pessoas e visibilizar o talento e a criatividade de artistas visuais do Maranhão e do Pará, bem como promover ações de capacitação e estimular a economia criativa. Ao longo de três edições, 175 artistas foram beneficiados e, além dos trabalhos individuais realizados em diversas cidades de ambos os estados, 7 grandes murais coletivos já foram produzidos.

Advertisement

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

Serviço

Para a 4ª edição do Arte em Cores no Pará e Maranhão, as inscrições vão até 13 de abril de 2024, via formulário [linktr.ee/arteemcoresmove](linktr.ee/arteemcoresmove). Informações podem ser obtidas pelo whatsapp: (99) 99167-1734. Visite o site e as redes sociais do projeto: [arteemcores.art.br](arteemcores.art.br), [instagram.com/arteemcoresmove](instagram.com/arteemcoresmove), [facebook.com/arteemcoresmove](facebook.com/arteemcoresmove).

Advertisement

Fonte: Temple Comunicação/Alessandra Barreto

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement