Connect with us
Projeto para Considerar Estágio como Experiência Profissional Avança para CAS Projeto para Considerar Estágio como Experiência Profissional Avança para CAS

Notícias

Projeto para Considerar Estágio como Experiência Profissional Avança para CAS

Published

on

Introdução

A Comissão de Educação (CE) aprovou recentemente o Projeto de Lei (PL) 2.762/2019, que visa classificar o estágio concluído por um estudante como experiência profissional. A proposta, agora, avança para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A Lei do Estágio

Relatado pela senadora Leila Barros (PDT-DF), o projeto propõe alterações na Lei do Estágio ( Lei 11.788, de 2008 ). Dentre as mudanças propostas, está a determinação de que o poder público deve regulamentar as situações em que a experiência profissional adquirida durante o estágio será válida para concursos públicos.

Advertisement

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Advertisement

Desafio do Desemprego

Na justificativa do projeto, o deputado federal Flávio Nogueira (PDT-PI), salienta o desafio que o desemprego representa, principalmente entre os jovens. Ele aponta o dilema representado pela exigência de comprovação de experiência profissional para aqueles que estão em busca do primeiro emprego.

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

Leila apresentou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, que evidenciam a necessidade de incentivar o emprego de jovens. De acordo com os números da pesquisa, a taxa média de desemprego no primeiro trimestre de 2023 foi de 8,8%, enquanto entre os jovens de 18 a 24 anos o índice foi de 18%.

Advertisement

Comparação com Quarto Trimestre de 2022

Nesse mesmo período, em comparação com o quarto trimestre de 2022, houve um aumento de 0,9 ponto percentual na taxa média de desemprego. Além disso, houve um aumento de 1,6 ponto percentual no índice correspondente entre os jovens.

Considerações Finais

Este projeto de lei representa um passo significativo na luta contra o desemprego entre os jovens. A classificação do estágio como experiência profissional pode abrir novas portas para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho e buscar uma solução para o alto índice de desemprego nesta faixa etária.

Advertisement

Referências

– Lei do Estágio ( Lei 11.788, de 2008 )
– Projeto de Lei (PL) 2.762/2019
– Comissão de Educação (CE)
– Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE

Advertisement

Nota: Este artigo foi criado com base em informações públicas e não deve ser considerado como aconselhamento jurídico ou profissional.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement