Connect with us
Projeto de Lei visa retirar incentivo fiscal para venda de leite importado Projeto de Lei visa retirar incentivo fiscal para venda de leite importado

Notícias

Projeto de Lei visa retirar incentivo fiscal para venda de leite importado

Published

on

Introdução

A Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite da Assembleia Legislativa de Mato Grosso reuniu-se recentemente para debater o projeto de lei n° 2.097/2023[^1^]. Este projeto visa retirar incentivo fiscal para a comercialização de leite importado, numa medida que tem gerado debates acalorados.

^1^]: [Link para o projeto de lei

Advertisement

O Projeto

Proposto pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL), o projeto defende que os benefícios fiscais estaduais para produtos lácteos sejam limitados a operações internas. Isso significa que a venda de produtos lácteos importados não gozaria desses mesmos benefícios.

> ‘Nós precisamos de uma legislação que realmente coíba essa importação indiscriminada do leite em pó reidratado que entra pelo Mercosul. Não podemos aceitar isso.’ – Gilberto Cattani

Advertisement

A proposta, segundo Cattani, surgiu de discussões durante um encontro nacional de produtores de leite e tem sido apresentada por parlamentares em outros estados brasileiros.

Motivação da Lei

A motivação para a introdução desta lei é a situação problemática que o setor leiteiro enfrenta com a industrialização importada ou a reidratação do leite em pó. Essa situação tem contribuído para uma baixa histórica de vendas no setor.

Advertisement

O Tratado de Assunção

Segundo o deputado Cattani, a assinatura do Tratado de Assunção[^2^] em 1991, pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, permitiu que os principais produtos lácteos importados pelo Brasil fossem provenientes do Mercosul. Isso significa que produtos como leite em pó integral, soro de leite e queijos não têm imposto de importação, o que torna o mercado interno vulnerável.

^2^]: [Link para o Tratado de Assunção

Advertisement

Perspectiva dos Produtores de Leite

Edivaldo José Pereira, um produtor de leite de Conquista D’Oeste, destacou as dificuldades enfrentadas pelos produtores e pediu o apoio dos deputados estaduais. Entre as problemáticas, ele ressaltou a queda dos preços e a falta de transparência das empresas em relação aos preços pagos pelos produtos.

> ‘O produtor não aguenta a próxima seca. Muitos produtores já pararam e muitos ainda vão parar. O litro do leite gelado está sendo vendido por R$ 1,70, R$ 1,80.’ – Edivaldo José Pereira

Advertisement

A Importância do Setor Leiteiro

A superintendente de Agronegócios e Crédito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Linacis Silva, destacou a importância do setor leiteiro para a economia do estado. Ela também sugeriu ajustes ao texto do projeto de lei de modo a evitar que haja restrições à comercialização interestadual do produto.

A União dos Produtores

Robson Marques, diretor administrativo-financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), ressaltou a importância da união dos produtores mato-grossesnes com produtores de outros estados para definição de uma política mais justa e unificada.

Advertisement

Denúncia de Sabotagem

Luciano Rodrigues Gomes, produtor rural e presidente da Associação dos Produtores de Leite da Região Oeste de Mato Grosso (Aplo-MT), fez uma denúncia ao Ministério Público Estadual sobre uma suposta sabotagem em sua propriedade. Sua produção diária caiu de 600 para 50 litros de leite sem motivo aparente.

> ‘Eu não sei se alteraram a ração ou se colocaram veneno, mas preciso descobrir o que fez com que o leite das minhas vacas secasse.’ – Luciano Rodrigues Gomes

Advertisement

Conclusão

Este projeto de lei representa um esforço para proteger o setor leiteiro brasileiro da concorrência desleal de produtos importados. Contudo, sua aprovação e implementação ainda têm de enfrentar diversos desafios.

Aguardamos os próximos passos neste debate importante para a economia do nosso país.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

projeto de lei, leite importado, incentivo fiscal, Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite.,

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement