Connect with us
Professor de Inteligência Artificial de Castelo do Piauí fará apresentação em evento no Rio Grande do Sul Professor de Inteligência Artificial de Castelo do Piauí fará apresentação em evento no Rio Grande do Sul

Notícias

Professor de Inteligência Artificial de Castelo do Piauí fará apresentação em evento no Rio Grande do Sul

Published

on

O campo da Inteligência Artificial (IA) tem visto uma vasta evolução em anos recentes, permeando por diversas áreas de atuação. Uma delas é a educação, que encontrou na IA uma forma de transformar o aprendizado e preparar jovens para a nova realidade tecnológica. Nesse contexto, destaca-se uma figura do Piauí que vai levar suas experiências e práticas para um importante evento no Rio Grande do Sul.

Eduardo Silva Mineiro: um expoente da IA na educação do Piauí

Eduardo Silva Mineiro, um dedicado professor da rede pública estadual do Piauí, foi selecionado para compartilhar suas práticas e experiências acerca da Inteligência Artificial no evento InovaEduBr Summit 2024, que acontecerá em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Advertisement

Mineiro, que ensina em três escolas estaduais jurisdicionadas à 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), no município de Castelo do Piauí, foi escolhido para participar do painel ‘Sessão de Cases – Educação Básica’ graças ao trabalho desenvolvido na Unidade Escolar Francisco Sales Martins.

A experiência com IA na Unidade Escolar Francisco Sales Martins

Nessa escola, o professor utilizou ferramentas on-line para auxiliar seus alunos na aprendizagem da IA, com foco na aplicabilidade prática de uma rede neural artificial (aprendizagem de máquina).

Advertisement

Durante esse experimento, Mineiro enfrentou diversos desafios, como a adaptação dos alunos ao ambiente virtual de aprendizagem. No entanto, os resultados foram gratificantes, com os alunos demonstrando um bom entendimento dos conceitos de Inteligência Artificial e da aplicação de redes neurais artificiais.

‘As atividades práticas, como o uso do Google Sala de Aula, para compartilhar materiais, e o Quick Draw, para desenhos interativos, foram particularmente bem recebidas pelos alunos e desenvolvidas significativamente para o engajamento e aprendizado. A implantação da disciplina é mais que necessária, tendo em vista que a globalização necessita de pessoas qualificadas, principalmente em tecnologias’, explica o professor.

Advertisement

Piauí: pioneiro na inclusão da IA na educação Básica

Frisamos que o estado do Piauí foi pioneiro ao incluir a disciplina de IA na educação Básica. Essa iniciativa impactará 120 mil estudantes da rede pública estadual, envolvendo alunos do 9º ano do ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino Médio em 2024.

“Esse é um projeto pioneiro no Brasil, em parceria com o Google, uma big tech, que colocou nosso país no mapa dos que já ofertam essa disciplina e que vai preparar nossos jovens piauienses para essa nova realidade mundial”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Advertisement

Participação de Eduardo no InovaEduBr Summit 2024

A presença de Eduardo Silva Mineiro no InovaEduBr Summit 2024 será uma oportunidade para compartilhar e aprender com outros profissionais engajados na transformação da educação, através da inovação e da tecnologia.

A Sessão de Cases – Educação Básica está programada para quarta-feira (17), das 10h30 às 12h, dentro do InovaEduBr Summit 2024. O evento reúne profissionais de diversas áreas para discutir e compartilhar conhecimentos sobre educação, inovação e tecnologia, sob o tema ‘A revolução da educação com as novas tecnologias e inteligência artificial.

Advertisement

Conclusão

A participação do professor Eduardo Silva Mineiro no InovaEduBr Summit 2024 reforça a importância da Inteligência Artificial na educação, apresentando um case de sucesso que pode servir de exemplo para outras instituições de ensino em todo Brasil. Além de destacar o pioneirismo do Piauí na inclusão da IA na educação básica, a apresentação de Mineiro promete ser um marco no evento, demonstrando a eficácia e relevância da IA no processo de aprendizado dos alunos.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement