Connect with us
PEC Limitando Decisões Individuais do STF Recebe Apoio de Senadores PEC Limitando Decisões Individuais do STF Recebe Apoio de Senadores

Notícias

PEC Limitando Decisões Individuais do STF Recebe Apoio de Senadores

Published

on

Conforme discutido na mídia recentemente, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa limitar as decisões monocráticas e pedidos de vista no Supremo Tribunal Federal (STF) tem recebido apoio substancial de senadores e advogados constitucionalistas, incluindo Mansour Elias Karmouche, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Necessidade de Limitação das Decisões Monocráticas


Karmouche defende a ideia de que o STF deve retornar à sua vocação originária de ser uma corte constitucional, concentrando-se na proteção dos direitos constitucionais. Ele propõe uma restrição de acesso à corte com temas exclusivamente relacionados à violação de direitos constitucionais e uma limitação de decisões monocráticas.

Advertisement

> ‘Deveríamos seguir o modelo americano, onde o colegiado sempre é quem determina a discussão ou interpretação da Constituição. É muito importante voltar a ter a colegialidade prestigiada e não a individualidade das decisões monocráticas.’ – Karmouche

Posição de Outros Advogados Constitucionalistas


O constitucionalista André Borges diz que qualquer alteração é positiva, e a mudança proposta pela PEC 8/2021 é um passo na direção certa. Em sua opinião, o STF deveria servir como exemplo para todo o Judiciário, algo que não tem ocorrido.

Advertisement

Benedicto Arthur de Figueiredo Neto Sobre a PEC


Benedicto Arthur de Figueiredo Neto, advogado e ex-presidente do Instituto dos Advogados de Mato Grosso do Sul (IAMS), ressalta que a PEC 8/2021 proporciona uma solução efetiva para garantir a independência e harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, como previsto no art. 2º da Constituição Federal Brasileira.

Pedidos de Vista


A PEC é vista como uma solução positiva na medida em que estabelece um prazo de seis meses para a conclusão do julgamento, modificando o Artigo 93 da Constituição Federal.

Advertisement

> ‘Pedidos de vista ficavam por anos para serem apreciados, gerando um efeito prejudicial para o momento político do seu julgamento.’ – Benedicto Neto

A PEC e a Segurança da Independência e Harmonia dos Poderes


A PEC também limita o Poder Judiciário em conceder decisão monocrática que suspenda a eficácia de lei ou ato normativo com efeito erga omnes (ou seja, para todas as pessoas), alterando o Artigo 97 da Constituição Federal.

Advertisement

A PEC e o Sistema de Freios e Contrapesos


Para o advogado Jodascil Gonçalves Lopes, a PEC como um todo parece bastante interessante à democracia e ao sistema de freios e contrapesos.

> ‘A limitação das decisões monocráticas reforça a segurança jurídica do provimento jurisdicional dos Tribunais Superiores e equilibra a balança entre Judiciário e Legislativo.’ – Lopes

Advertisement

Limitação aos Pedidos de Vista


A limitação aos pedidos de vistas traz um avanço incontestável. Um dos maiores problemas do provimento judiciário em nosso país é a demora.

> ‘Uma Justiça atrasada é uma injustiça. Cesare Beccaria já nos ensinou na obra, ‘Del Delitti e delle Pene’, que mais importante que a gravidade da pena é que o provimento jurisdicional seja breve.’ – Lopes

Advertisement

Conclusão


A proposta de limitar as decisões monocráticas e pedidos de vista no STF é uma medida que tem sido amplamente apoiada por advogados e constitucionalistas. Acredita-se que essa medida possa trazer uma maior eficiência e equidade ao sistema judiciário brasileiro.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement