Connect with us
Análise dos contatos políticos do presidente Lula Análise dos contatos políticos do presidente Lula

Notícias

Análise dos contatos políticos do presidente Lula

Published

on

> Nota: Segundo dados da organização Fiquem Sabendo (FS), os contatos do presidente Lula com os congressistas têm sido significativamente menores do que os de seu antecessor, Jair Bolsonaro.

1. Introdução

No início do seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu uma estratégia diferente para a interação com deputados e senadores. A responsabilidade de estabelecer contato direto com estes parlamentares foi transferida para seus ministros.

Advertisement

2. Comparação com o antecessor

Jair Bolsonaro, o antecessor de Lula, teve um contato significativamente maior com deputados e senadores. Bolsonaro recebeu deputados em 259 ocasiões e senadores se reuniram com ele 90 vezes, totalizando 349 agendas.

3. Contatos de Lula com congressistas

Até meados de outubro, Lula esteve com deputados apenas 13 vezes e com senadores apenas 8 vezes, totalizando 21 agendas com parlamentares. São poucos os congressistas que constam na agenda oficial do presidente.

Advertisement

4. Prioridades de Lula

A prioridade de Lula é para os presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco. Além deles, alguns nomes do próprio PT, como os deputados José Guimarães e Gleisi Hoffmann e o senador Jaques Wagner.

5. Bolsonaro também priorizou congressistas próximos

Assim como Lula, Bolsonaro também deu prioridade a congressistas próximos. Seus filhos, Eduardo e Flávio, com mandatos na Câmara e no Senado, foram recebidos 13 e 25 vezes, respectivamente.

Advertisement

6. Dados da pesquisa

Os dados usados nesta análise foram organizados pela ferramenta Agenda Transparente da organização Fiquem Sabendo (FS), especializada no acesso a informações públicas. A pesquisa refere-se às agendas até 11 de outubro, última data disponível nos dados.

ing – 2023-11-05 17:17:45.719800## 7. Resposta da Presidência

A Presidência da República afirmou que Lula tem mantido um ‘diálogo regular’ com os congressistas durante reuniões, viagens e agendas públicas. Na terça-feira (31), Lula recebeu líderes das bancadas da Câmara para instalar um ‘conselho político da coalizão’.

Advertisement

8. Articulação política

Nos últimos dias, Lula tem expressado a aliados o desejo de participar mais ativamente da articulação política de seu governo. Ele pretende se encontrar mais com políticos quando estiver totalmente recuperado de uma cirurgia recente.

9. Problemas no Senado

A articulação política no Planalto tem enfrentado dificuldades, especialmente no Senado. Na semana passada, a Casa rejeitou o nome do advogado Igor Roque, escolhido por Lula para comandar a Defensoria Pública da União.

Advertisement

10. Conclusão

A estratégia de Lula de delegar o contato direto com deputados e senadores a seus ministros é um contraste notável com o estilo de seu antecessor. O tempo dirá se esta estratégia será eficaz na consecução de seus objetivos políticos.

11. Referências

Fiquem Sabendo
Estadão Conteúdo

Advertisement

12. Anexo

Para mais informações sobre a articulação política no Brasil, consulte os seguintes artigos:

Artigo 1
Artigo 2

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Lula, Bolsonaro, congressistas, articulação política, Fiquem Sabendo, contato político, deputados, senadores, Presidência da República.,

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement