Connect with us
Operação Militar em Portos e Aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo Operação Militar em Portos e Aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo

Notícias

Operação Militar em Portos e Aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo

Published

on

Contexto

A partir desta segunda-feira (06), uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi autorizada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atuação em portos e aeroportos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Essa medida, planejada para durar até 3 de maio de 2024, tem como objetivo principal combater atividades ilícitas, tais como o tráfico de drogas e de armas.

Participantes da Operação

A operação contará com a presença de 1.900 militares das Forças Armadas, além de embarcações e viaturas blindadas. Os locais de atuação incluem os Portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP).

Advertisement

Além dos militares, haverá cooperação de outros órgãos envolvidos com controle dos portos e águas interiores, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal.

Base Legal

A operação se baseia no Decreto 11.765, de 1º de novembro, assinado pelo Presidente da República. O decreto concede poder de polícia aos militares para atuarem em portos, aeroportos e fronteiras.

Advertisement

Atuação dos Militares

A atuação dos militares vai além do suporte logístico, de inteligência, comunicação e instrução. Com o decreto, a Força Naval poderá efetuar o emprego de tropas.

> ‘Para que ocorra o emprego de tropas nessas áreas é necessário um decreto de GLO’, explicou o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

Advertisement

Metas da Operação

A operação tem como metas a prevenção e repressão ao crime organizado. Através da parceria com órgãos de Segurança Pública, espera-se fortalecer a segurança nos portos e aeroportos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

## Acompanhamento da Operação

Advertisement

A operação será acompanhada de perto pela Marinha do Brasil, que irá emitir relatórios periódicos sobre a eficácia das ações implementadas.

Conclusão

A operação de Garantia da Lei e da Ordem nos portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo é mais um passo na luta contra o crime organizado. Com a cooperação de diferentes órgãos de segurança e a atuação direta dos militares, espera-se que a segurança nesses locais seja fortalecida.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

operação militar, Garantia da Lei e da Ordem, portos, aeroportos, Rio de Janeiro, São Paulo, combate ao crime organizado.,

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement