Connect with us
gf74dc8a4f9e774d30df2ef92b3cd83c1fe8bbd8f744bafaba6d1c79abbdf2b46585e6f75011405c0d3f20afddde7ebb94f5139654aa8629e9d895f07c56d9570 1280 O Novo Contorno Sul de Wenceslau Braz - Uma Revolução no Trânsito gf74dc8a4f9e774d30df2ef92b3cd83c1fe8bbd8f744bafaba6d1c79abbdf2b46585e6f75011405c0d3f20afddde7ebb94f5139654aa8629e9d895f07c56d9570 1280 O Novo Contorno Sul de Wenceslau Braz - Uma Revolução no Trânsito

Notícias

O Novo Contorno Sul de Wenceslau Braz – Uma Revolução no Trânsito

Published

on

O recente Contorno Sul de Wenceslau Braz, situado na região do Norte Pioneiro, foi oficialmente inaugurado na quinta-feira (17), trazendo uma série de benefícios para a cidade e para o Estado. Com uma extensão de três quilômetros, este novo trajeto desvia o tráfego pesado da área urbana e facilita o deslocamento de quem trafega entre o Norte Pioneiro e São Paulo.

Uma Conexão Eficiente

O Contorno Sul concretiza a conexão entre a PR-092 e a PR-422, na região sul do município. Isso resulta em uma maior agilidade nos acessos a Santana de Itararé e São José da Boa Vista, além de facilitar a travessia entre o Paraná e São Paulo.

Advertisement

O investimento no projeto foi de R$ 10 milhões, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Impulsionando o Desenvolvimento

O governador Ratinho Junior ressaltou que tais investimentos em infraestrutura proporcionam um novo impulso para o desenvolvimento do Norte Pioneiro.

Advertisement

> ‘Com uma infraestrutura de qualidade, os municípios da região, que ficou por muito tempo esquecida, atraem investimentos que geram emprego e renda à população’, afirmou Ratinho Junior.

Ele também destacou que o lote 2 das concessões rodoviárias, que será leiloado em setembro na Bolsa de Valores, contempla diversas rodovias da região.

Advertisement

> ‘É o maior pacote de concessões da América Latina, com R$ 55 bilhões em investimentos. O projeto que elaboramos acaba com aquelas praças de pedágio como a de Jacarezinho, que cobrava caro com uma pista simples. Em poucos anos, daqui até Paranaguá vai ser inteiramente duplicado’, destacou.

Segurança no Trânsito e Melhoria da Qualidade de Vida

A mudança do fluxo de caminhões para fora da área urbana de Wenceslau Braz garante mais segurança no trânsito para veículos leves, pedestres e ciclistas. Além disso, contribui para a melhoria da qualidade do ar e redução de ruídos e vibrações.

Advertisement

Os gastos com infraestrutura para o município também serão menores, uma vez que o tráfego intenso de veículos pesados causa grandes danos aos pavimentos urbanos em um curto espaço de tempo.

> ‘Este é um importante entroncamento rodoviário do nosso Estado, que liga a região Norte a São Paulo e também ao Centro e ao Sul do Paraná. E além de melhorar a mobilidade, estamos trazendo também segurança viária, para evitar os acidentes na cidade’, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Advertisement

| Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Futuro das Rodovias

O contorno faz parte de um pacote de investimentos na PR-092, que inclui a ampliação da capacidade, duplicação e contorno. Após a confirmação das concessões, haverá a duplicação integral com marginais e novos acessos, dando início a um novo ciclo de desenvolvimento e industrialização para o Norte Pioneiro.

Advertisement

Características do Contorno Sul

O Contorno Sul, integrante do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Paraná, é composto por uma pista simples com 7 metros de pista de rolamento e acostamentos de 1,3 metro para cada lado. A velocidade máxima permitida na via é de 50 km/h.

A estrutura também inclui uma rotatória alongada na interseção com a PR-422, que assegura um novo acesso a Wenceslau Braz, além de um viaduto com 30 metros de comprimento sobre a linha férrea.

Advertisement

Benefícios para o Município

O prefeito Atahyde Ferreira dos Santos Junior explica que, nos últimos anos, houve um aumento expressivo de caminhões vindos de São Paulo, que acabavam danificando o pavimento da cidade.

> ‘Estamos investindo R$ 5 milhões para o recapeamento de todo o anel central, que foi danificado por carretas pesadas, de até 100 toneladas. Isso importunava o comércio, gerava ruído, e agora com esse desvio acabou com o movimento de caminhão na cidade, beneficiando inclusive os nossos agricultores que plantam em outras regiões.’

Advertisement

(Com informações da AEN)

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.