Notícias
O Escândalo do Beijo Forçado – O Dilema de Luis Rubiales
O mundo do futebol foi recentemente abalado por um escândalo envolvendo Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, e Jenni Hermoso, jogadora da seleção espanhola. A polêmica iniciou-se quando Rubiales forçou um beijo em Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina.
A Reação da FIFA ao Incidente
O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, se pronunciou no Instagram, lamentando o ocorrido e afirmando que tal situação ‘nunca deveria ter acontecido’. Infantino destacou que a celebração das jogadoras campeãs foi manchada pelo comportamento de Rubiales.
> ‘Infelizmente, a merecida celebração destes magníficos campeões foi prejudicada pelo que aconteceu após o apito final. E pelo que continuou a acontecer nos dias que se seguiram. Isto nunca deveria ter acontecido‘, declarou Infantino, condenando o incidente.
As Acusações Contra Rubiales
O escândalo do beijo forçado não foi a única acusação contra Rubiales. Segundo Juan Rubiales, ex-chefe de gabinete do dirigente na federação, o dinheiro da entidade era utilizado para a realização de festas particulares. Juan afirma que Rubiales é ‘um homem claramente machista’ e ‘muito arrogante’.
As Novas Imagens do Incidente
Um vídeo gravado por um espectador da cerimônia mostra um novo ângulo do momento em que Rubiales beija Hermoso. Nas imagens, é possível ver que, após cumprimentar o dirigente, ele a abraça e, em seguida, segura sua cabeça e a beija.
A Resposta das Federações Territoriais
Os líderes das federações territoriais, convocados pelo presidente interino da RFEF, Pedro Rocha, exigiram a demissão imediata de Rubiales. A demanda ocorreu após a repercussão do caso e a suspensão provisória de Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol, anunciada por Jorge Ivan Palacio, presidente do Comitê Disciplinar da FIFA.
A Greve de Fome da Mãe de Rubiales
Em meio à polêmica, a mãe de Rubiales, Ángeles Bejar, iniciou uma greve de fome em protesto às acusações contra seu filho. No entanto, devido ao seu estado de saúde, ela precisou ser internada no Hospital Santa Ana, em Motril.
> ‘Foi devido ao calor e por tudo. Tinha os pés inchados e estava cansada. Nervosa também‘, relatou o padre Antonio, responsável pela igreja Divina Pastora de Motril, onde Ángeles estava.
Ángeles declarou que estava disposta a ‘morrer pelo filho’ e questionou as acusações de abuso sexual, argumentando que houve consentimento.
Reflexões Finais
O caso Rubiales levantou uma série de questões sobre a conduta de figuras proeminentes no esporte e a necessidade de uma postura firme contra qualquer forma de assédio ou comportamento inadequado.
Referências Externas
Fortaleza vence América-MG e se torna primeiro nordestino a disputar uma semifinal de Sul-Americana
Precisando vencer para avançar ao mata-mata, Brasil pega o Canadá, saiba onde assistir
Para informações adicionais, acesse o site