Connect with us
Nova Unidade de Conservação em Planejamento no Estado de Sergipe Nova Unidade de Conservação em Planejamento no Estado de Sergipe

Notícias

Nova Unidade de Conservação em Planejamento no Estado de Sergipe

Published

on

O Governo de Sergipe está dando passos significativos para a consolidação de políticas de preservação ambiental e incentivo ao ecoturismo. Um marco importante nesse sentido foi a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, que visa realizar estudos de viabilidade para a criação de uma Unidade de Conservação Estadual.

A Parceria Institucional

A cooperação envolve a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e os municípios de Campo do Brito, Macambira e São Domingos. A proposta é criar e implementar uma Unidade de Conservação Estadual em uma área comum aos três municípios.

Advertisement

> ‘Nosso estado só tem a ganhar com o fortalecimento dessa política de atenção às áreas protegidas’, disse Deborah Dias, Secretária de Estado do Meio Ambiente.

Fomento ao Ecoturismo

Para Marcos Franco, Secretário de Estado do Turismo, a soma de esforços é fundamental. Ele assinala que é preciso unir forças para desenvolver o turismo no estado, um setor que gera emprego e renda de imediato.

Advertisement

> ‘É preciso unir forças para desenvolver o turismo em nosso estado’, salientou Franco.

Celebração dos Municípios

Os municípios envolvidos na cooperação também comemoram a iniciativa. Para José Wagner Alves de Oliveira, prefeito de São Domingos, a criação da unidade é um impulso importante para as atividades econômicas dos três municípios.

Advertisement

> ‘Estamos felizes com a concretização de mais essa etapa’, afirmou Oliveira.

Oportunidade de Desenvolvimento

O prefeito de Macambira, José Carivaldo de Souza, acredita que a cooperação entre estado e municípios trará agilidade às ações de implementação da Unidade de Conservação. Para ele, isso respaldará no fomento ao turismo, gerando mais emprego e renda para a região.

Advertisement

> ‘Precisamos de mais emprego e renda para nossa região’, considerou Souza.

Parceria Concretizada

Representando o prefeito de Campo do Brito, Daniel Alves Tavares, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, também comemora a assinatura do Termo de Cooperação. Para ele, essa parceria com o Estado permitirá a criação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico juntamente com a conservação ambiental.

Advertisement

> ‘É um ato importante, porque concretiza uma parceria com o Estado’, concluiu Tavares.

Presenças Notáveis

Além dos líderes municipais e estatais, participaram do ato Daniela Mesquita Santos, Secretária Executiva da Setur, Valdelice Barreto, Gerente de Áreas Protegidas e Florestas da Semac, Elias Silva, Presidente da Organização Não Governamental (ONG) Centro da Terra, e Valmir Lima de Santana, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.

Advertisement

Conclusão

A criação de uma nova Unidade de Conservação Estadual em Sergipe representa um passo significativo na consolidação das políticas de preservação ambiental e incentivo ao ecoturismo. Com a cooperação entre o estado e os municípios de Campo do Brito, Macambira e São Domingos, espera-se que a iniciativa gere emprego e renda, ao mesmo tempo em que protege e conserva a biodiversidade da região.

Fonte: Agência Estado de Notícias – SE

Advertisement

Este artigo foi escrito com base em informações obtidas de fontes confiáveis, mas não substitui orientação profissional. Consulte sempre um especialista na área.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement