Connect with us
b2e5f883 768e da27 97f5 4a37031072bat1692393271380 Novo Fórum Permanente - Uma Iniciativa Inovadora para Promoção da Cooperação entre Tribunais do RJ b2e5f883 768e da27 97f5 4a37031072bat1692393271380 Novo Fórum Permanente - Uma Iniciativa Inovadora para Promoção da Cooperação entre Tribunais do RJ

Notícias

Novo Fórum Permanente – Uma Iniciativa Inovadora para Promoção da Cooperação entre Tribunais do RJ

Published

on

Em uma iniciativa sem precedentes no Brasil, será estabelecido o Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj). Este novo marco jurídico aglutinará os quatro tribunais localizados no Rio de Janeiro: Tribunal de Justiça (TJRJ), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1).

Primeira Reunião Preparatória

Na preparação inicial, sediada no TRF-2, foram estabelecidos os parâmetros internos do Fórum Permanente. Além disso, foram criados dois grupos de trabalho com objetivos específicos:

Advertisement

1. Grupo Diretivo: Composto pelos presidentes dos tribunais, este grupo será responsável por tomar decisões estratégicas.
2. Grupo Operacional: Este grupo focará no desenvolvimento de estudos e sugestões para uma prestação jurisdicional mais rápida e eficaz.

Cooperação e Eficiência: Objetivos do Fórum

Segundo os presidentes das quatro instituições, o Fojurj tem como objetivo principal aumentar a cooperação e eficiência no sistema jurídico. Eles acreditam que essa iniciativa trará benefícios tanto em termos de questões jurídicas de interesse comum, como em questões administrativas.

Advertisement

> ‘Temos a certeza de que o Fojurj se notabilizará por conferir uma nova face ao Poder Judiciário brasileiro, possibilitando a ampliação do emprego de recursos tecnológicos e informacionais, e a disseminação de boas práticas em áreas essenciais para a sociedade civil fluminense, no âmbito do sistema de Justiça, em sintonia com as diretrizes mais contemporâneas de gestão cooperativa e os princípios regentes da Administração Pública, assegurando ainda o mais efetivo cumprimento dos direitos humanos e fundamentais’, afirmaram os presidentes.

Projetos Futuros do Fórum

O Fórum também pretende abordar outros temas e ampliar ações voltadas para questões sociais. Dentre os projetos futuros, destacam-se:

Advertisement

– O PopRuaJud, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
– A Justiça Itinerante, que busca levar a justiça a lugares remotos.
– Projetos de inclusão digital, visando a modernização do sistema jurídico.

Inauguração do Fórum

A inauguração oficial do Fojurj acontecerá no próximo dia 22 de agosto, às 16h, no Salão Nobre do Fórum Central do TJRJ.

Advertisement

Este artigo foi preparado com base em informações do Departamento de Comunicação Interna(#).

Com a implementação do Fojurj, espera-se uma maior cooperação entre os tribunais do Rio de Janeiro, resultando em um sistema jurídico mais eficiente e eficaz para os cidadãos fluminenses.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement