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Manutenção em Andamento nas Rodovias BR-174 e BR-210 em Roraima
Nesta terça-feira (7), o DNIT anunciou o começo dos trabalhos de manutenção nas rodovias BR-174 e BR-210. O custo total das obras será de R$ 88 milhões, oriundos do erário público.
A Divisão dos Custos
Os custos serão distribuídos da seguinte forma: R$48 milhões para a BR-174 e R$33 milhões para a BR-210. As empresas responsáveis pelas obras, Losango e Águia, respectivamente, foram contratadas via licitação por meio de pregão eletrônico, que resultou em um desconto de 20% no valor inicial.
> “Esses trechos da BR-174 e 210 eram os únicos que estavam sem contrato de manutenção e agora, conseguimos realizar as licitações através de um pregão eletrônico, com um desconto de 20% no valor inicial”, disse o Superintendente do departamento em Roraima, Igo Brasil.
Início das Obras
Os trabalhos nas rodovias começaram na última quarta-feira (1º) e as ordens de serviço foram assinadas pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, no último dia 25 de outubro.
Os serviços incluem tapa buracos, remendo profundo, reciclagem, terraplanagem, bueiros, roçada, micro revestimento. Na BR-210, a manutenção será realizada em 73,10 quilômetros, compreendendo o trecho entre o município de São João da Baliza até o Rio Jatapu, em Caroebe.
Melhoria nas Condições das Rodovias
Dados do Índice da Condição de Manutenção (ICM) indicam que houve uma melhoria nas condições das Rodovias de Roraima. Comparando maio e agosto de 2023, houve um aumento de 24% para 58% no número de rodovias em bom estado. No mesmo período, o percentual de rodovias em péssimo estado caiu de 24% para 6%.
Projeto Reconecta
Além das obras de manutenção, o DNIT também desenvolve o projeto Reconecta de conservação de fauna, no coração da floresta Amazônica. Consiste na construção de pontes de dossel entre as árvores, para que os animais de espécie aborícolas evitem descer para atravessar as rodovias e serem atropelados.
Obras em Andamento
As obras de manutenção já estão sendo realizadas nos seguintes trechos:
1. BR-174 – Reserva Waimiri Atroari: serviços de reciclagem, tapa buracos e remendo profundo,
2. BR-174 – Entre Jundiá é Rorainopolis: serviços de reciclagem, tapa buracos e remendo profundo,
3. BR-174 – Rorainópolis a Petrolina: serviços de tapa buracos e remendo profundo,
4. BR-174 – Petrolina a Caracaraí: serviços de reciclagem, tapa buracos e remendo profundo,
5. BR-174 – Serra de Pacaraima: serviços de tapa buracos e remendo profundo,
6. BR-431 – Rorainópolis: serviço de terraplanagem,
7. BR-432 – Cantá até Novo paraíso: serviços de tapa buracos e remendo profundo,
8. BR-433 – Entrada do Surumu a Normandia: serviço de terraplanagem,
9. BR-210 – Caracaraí: serviço de terraplanagem,
10. Contorno Oeste: serviços de tapa buracos e remendo profundo,
11. Caracaraí Rio Baraúna: Manutenção de pontes.
Esses esforços demonstram o compromisso do DNIT e do governo federal com a melhoria das condições de tráfego e segurança nas rodovias brasileiras, além de representarem um avanço significativo na preservação do ecossistema local, através do projeto Reconecta. Os resultados já podem ser vistos no aumento substancial da qualidade das rodovias em Roraima, e a expectativa é que essa tendência se mantenha nos próximos meses.
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