Connect with us
Estudo Revela - 79% dos Funcionários do Fisco Estão em Burnout e - ping - 2024-04-16 17 -22 -57.509208 65% Desejam Mudar de Emprego Estudo Revela - 79% dos Funcionários do Fisco Estão em Burnout e - ping - 2024-04-16 17 -22 -57.509208 65% Desejam Mudar de Emprego

Notícias

Estudo Revela – 79% dos Funcionários do Fisco Estão em Burnout e – ping – 2024-04-16 17 -22 -57.509208 65% Desejam Mudar de Emprego

Published

on

Um recente estudo revelou que uma grande maioria dos trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) estão enfrentando altos níveis de estresse ocupacional, exaustão e insatisfação.

O Ambiente de Trabalho na AT

Um estudo realizado por duas psicólogas para a Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT) revelou que o ambiente laboral na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) apresenta desafios significativos. De acordo com o estudo, há altos níveis de estresse ocupacional, exaustão e insatisfação entre os trabalhadores.

Advertisement

> ‘Muitos colaboradores pensam em deixar a AT nos próximos tempos’

Este é um sintoma alarmante da situação atual na AT. O estudo foi entregue à diretora-geral e aos novos ocupantes do Ministério das Finanças.

Advertisement

A Situação do Burnout

O estudo descobriu que os trabalhadores da AT estão exaustos, insatisfeitos e pouco motivados. Eles enfrentam níveis consideráveis de burnout. Se tivessem oportunidade, pelo menos dois em cada três trocariam o Estado por outro emprego.

A condição de burnout é um estado de exaustão emocional, mental e física causado pelo estresse prolongado no local de trabalho. É muitas vezes o resultado de sentir-se sobrecarregado, emocionalmente esgotado e incapaz de atender às constantes demandas do trabalho.

Advertisement

Mudança de Emprego

O estudo também revelou que 65% dos funcionários da AT gostariam de mudar de emprego. Isso indica um alto nível de insatisfação entre os trabalhadores, possivelmente devido ao estresse e à exaustão.

Os resultados do estudo são preocupantes, pois indicam uma alta taxa de rotatividade potencial entre os funcionários da AT. A rotatividade de funcionários pode resultar em custos significativos para a organização em termos de recrutamento e treinamento de novos funcionários, bem como a perda de conhecimento e experiência.

Advertisement

Conclusão

Os resultados do estudo são um sinal de alerta para a Autoridade Tributária e Aduaneira e o Ministério das Finanças. Eles indicam a necessidade urgente de abordar as questões de estresse ocupacional, exaustão e insatisfação entre os trabalhadores da AT.

A situação requer medidas eficazes para melhorar o ambiente de trabalho, reduzir o estresse e aumentar a satisfação no trabalho. Isso pode incluir a implementação de programas de bem-estar no local de trabalho, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecendo o trabalho duro e a dedicação dos funcionários.

Advertisement

Se essas questões não forem abordadas, a AT corre o risco de perder valiosos funcionários e enfrentar os custos associados ao recrutamento e treinamento de novos trabalhadores. Além disso, a capacidade da AT de cumprir sua missão e fornecer serviços de alta qualidade pode ser comprometida.

> ‘É essencial cuidar do bem-estar dos funcionários para garantir a eficácia e eficiência da organização.’

Advertisement

Este artigo é exclusivo para assinantes. Para continuar lendo, faça sua assinatura por apenas 1,73€ por semana.

Advertisement

Subscrever | Login

Advertisement

ing – 2024-04-16 17:24:12.514211## Artigos Relacionados

– [Funcionários mais velhos da Autoridade Tributária](link1)
– [Fisco abre concurso para 180 novos inspetores](link2)

Advertisement

Para dúvidas, sugestões ou críticas, envie-me um e-mail: [email protected]

Advertisement

Últimas Notícias

1. [Os portugueses estão mais sobrecarregados com impostos?](link3)
2. [Obras de arte pilhadas pelos russos na Ucrânia](link4)
3. [50 Canções de Protesto do 25 de Abril até Hoje](link5)
4. [‘A Neuralink de Elon Musk é quase piada de mau gosto’](link6)

Advertisement

Fonte: Expresso

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement