Connect with us
Envelhecimento da População - Um retrato do Brasil e o desafio para as cidades da região Envelhecimento da População - Um retrato do Brasil e o desafio para as cidades da região

Notícias

Envelhecimento da População – Um retrato do Brasil e o desafio para as cidades da região

Published

on

A população brasileira está envelhecendo rapidamente. De acordo com dados do mais recente Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil viu um aumento recorde no índice de envelhecimento nos últimos 12 anos.

Índices de Envelhecimento

Segundo o levantamento do IBGE, pessoas com 65 anos ou mais no Brasil já representam 10,9% (22.169.101) da população. Isso é um aumento de 57,4% em relação ao Censo de 2010, quando esta faixa etária representava apenas 7,4% da população.

Advertisement

População Idosa na Região

Quando olhamos para a região que engloba as cidades de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Capela de Santana e Portão, o número de pessoas acima dos 65 anos ultrapassa os 54,3 mil. Já o total de idosos com mais de 60 anos ultrapassa os 81,9 mil.

Pirâmide Etária

Ao longo do tempo, a base da pirâmide etária brasileira foi se estreitando devido à redução da fecundidade e dos nascimentos no país. Essa mudança tornou-se visível a partir dos anos 1990 e a pirâmide etária do Brasil perdeu claramente seu formato piramidal a partir de 2000.

Advertisement

Exemplos de Envelhecimento Saudável

Apesar da crescente população idosa, muitos estão envelhecendo de forma saudável e ativa. É o caso dos aposentados Sueli Vicentina Pereira da Silveira, 80 anos, e Severo Rodrigues da Silveira, 86, moradores do bairro São José, em Sapucaia do Sul.

Rotina de um Casal Idoso

A rotina do casal começa cedo, por volta das 6h30. Sueli e Severo compartilham o chimarrão e cuidam das tarefas domésticas, mantendo-se ativos e cheios de energia. A convivência com a família unida é, segundo eles, o segredo para envelhecer bem.

Advertisement

Atenção à Saúde do Idoso

Os cuidados com a saúde também são prioridade para o casal. Todas as terças e quintas, Sueli participa das atividades físicas para idosos. Severo, por sua vez, prefere exercícios mais práticos, como varrer o pátio e cortar lenha.

Diagnóstico Socioterritorial em São Leopoldo

São Leopoldo está preparando um projeto de diagnóstico socioterritorial, conduzido pela Associação de Lúpus e Outras Doenças Reumáticas do Vale dos Sinos (Alureu-Sinos). O estudo tem como objetivo identificar os serviços necessários para atender a população idosa da cidade.

Advertisement

Programa Idoso Feliz em Esteio

Em Esteio, o programa Idoso Feliz foi lançado recentemente para atender idosos em situação de isolamento social. Inspirado no programa Criança Feliz, do governo federal, o projeto realiza visitas semanais às casas dos idosos, promovendo atividades e orientações para um envelhecimento saudável.

Conclusão

A população idosa está crescendo no Brasil e nas cidades da região. A sociedade precisa estar preparada para esta mudança demográfica, oferecendo serviços e programas que atendam às necessidades desta faixa etária, promovendo um envelhecimento saudável e ativo.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement