Connect with us
Duas Escolas Públicas Brasileiras são Destaque em Prêmio Internacional Duas Escolas Públicas Brasileiras são Destaque em Prêmio Internacional

Notícias

Duas Escolas Públicas Brasileiras são Destaque em Prêmio Internacional

Published

on

Imagem: Alunos da escola Joaquim Bastos Gonçalves, no Ceara. Instituição venceu uma das categorias. Imagem: Divulgação

Duas instituições de ensino brasileiras foram premiadas no renomado certame internacional ‘Melhores Escolas do Mundo 2023’.

Advertisement

Um Reconhecimento Notável

A escola Joaquim Bastos Gonçalves, situada em Carnaubal (CE), foi distinguida pelos jurados como a principal instituição educacional na categoria ‘Promovendo Vidas Saudáveis’. Simultaneamente, a escola municipal Professor Edson Pisani, em Belo Horizonte (MG), ganhou como ‘Escola da Comunidade’, alcançando a maior votação pública.

Além das escolas brasileiras, instituições da África do Sul, Colômbia, Índia e Israel foram agraciadas pelo prêmio, cada uma receberá US$ 50 mil. A iniciativa é da plataforma britânica T4 Education, com o apoio da Fundação Lemann, Accenture, American Express e Yayasan Hasanah.

Advertisement

> ‘Educadores de todo o mundo devem olhar para os exemplos brilhantes de suas escolas na diferença que vocês fizeram em tantas vidas. E os governos devem olhar para o trabalho pioneiro que vocês fizeram enquanto buscam respostas para os grandes desafios que enfrentamos hoje. Este momento tremendo para escolas brasileiras foi possível graças à liderança, à visão e à cultura que suas escolas promoveram.’ – Vikas Potas, fundador do prêmio.

O Impacto da Pandemia

A escola do Ceará ganhou destaque pelo esforço em integrar os alunos após a pandemia da COVID-19. O projeto ‘Adote um Aluno’ é uma das iniciativas implementadas pela instituição, que sofreu uma queda de 67% no número de alunos.

Advertisement

O projeto visa prestar apoio aos alunos em questões de saúde mental. ‘Aqueles que receberam apoio relataram melhorias na sua autoestima e no bem-estar geral, resultando em um melhor desempenho acadêmico e em um renovado sentido de esperança’, elogia o prêmio.

Escolas dos Estados Unidos e do Reino Unido também competiam nesta categoria.

Advertisement

A Escola e a Comunidade

A escola Professor Edson Pisani foi reconhecida pelo intenso trabalho com a comunidade. Situada em uma das maiores favelas do estado, a instituição desenvolve projetos pedagógicos com impacto na região.

Uma dessas iniciativas foi uma parceria com o movimento Tarifa Zero. A escola se mobilizou com a comunidade e coletou mais de 4 mil assinaturas. ‘Após dois anos de luta, foi criada a linha de ônibus que liga a favela ao metrô, gerando mais acesso à saúde, à educação e ao emprego’, explica a organização do prêmio.

Advertisement

A escola também concorreu na categoria ‘Colaboração Comunitária’, mas a vencedora foi uma instituição da África do Sul.

Imagem: Escola públicas de Belo Horizonte também ficou entre as melhores do mundo. Imagem: Divulgação

Advertisement

A educação de qualidade é a melhor forma de enfrentar os desafios profundos da sociedade e é onde podemos encontrar esperança para um futuro mais equitativo para todos os brasileiros. Com escolas como essas, tenho toda a confiança de que podemos ter sucesso.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement