Connect with us
Aposentadoria por Invalidez - Quem tem direito e como solicitar o benefício? Aposentadoria por Invalidez - Quem tem direito e como solicitar o benefício?

Notícias

Aposentadoria por Invalidez – Quem tem direito e como solicitar o benefício?

Published

on

A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido ao trabalhador impossibilitado de exercer suas funções devido a acidentes ou doenças. Entender quem tem direito e como solicitar este benefício é fundamental. Este artigo trará uma visão completa e detalhada sobre o tema.

Entenda a Aposentadoria por Invalidez

A aposentadoria por invalidez, também conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício previdenciário concedido ao trabalhador que, por conta de acidentes ou doenças, fica impossibilitado de continuar suas atividades profissionais.

Advertisement

INSS e a concessão do benefício

O trabalhador solicita o benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que encaminha o segurado para uma avaliação com médico perito. Este profissional é quem determinará se o benefício será concedido ou não.

Advertisement

Quem tem direito à Aposentadoria por Invalidez?

Existem algumas condições que o trabalhador deve cumprir para ter direito à aposentadoria por invalidez. Vamos detalhar cada uma delas a seguir.

Incapacidade para o trabalho

Advertisement

O segurado deve estar impossibilitado de exercer suas atividades profissionais de maneira permanente. A avaliação da incapacidade é realizada por meio de perícia médica do INSS.

Tempo de contribuição

Advertisement

Na maioria dos casos, o trabalhador deve ter contribuído para o INSS por pelo menos 12 meses. Existem situações em que o período de carência não é exigido, mas é necessário ter contribuído ao menos uma vez ao INSS.

Qualidade de segurado

Advertisement

O trabalhador precisa estar em dia com suas obrigações junto ao INSS, ou seja, precisa ter a qualidade de segurado, que é o direito à cobertura previdenciária.

Período de graça

Advertisement

Caso o trabalhador não esteja contribuindo no momento do acidente ou diagnóstico da doença, ele precisa estar dentro do ‘período de graça’, que é o prazo em que o trabalhador mantém os benefícios previdenciários, mesmo que tenha parado de contribuir. Esse período varia de três meses a três anos.

Doenças que dão direito à Aposentadoria por Invalidez

Existem algumas doenças específicas que dão direito à aposentadoria por invalidez sem a necessidade de cumprir a carência de 12 meses de pagamento. No entanto, o segurado precisa ter contribuído ao menos uma vez ao INSS. As doenças são:

Advertisement

– Tuberculose ativa
– Hanseníase
– Alienação mental
– Esclerose múltipla
– Hepatopatia grave
– Neoplasia maligna
– Cegueira
– Paralisia irreversível e incapacitante
– Cardiopatia grave
– Doença de Parkinson
– Espondiloartrose anquilosante
– Nefropatia grave
– Osteíte deformante
– Aids
– Contaminação por radiação
– Acidente vascular encefálico (agudo)
– Abdome agudo cirúrgico

Esta lista de doenças é atualizada a cada três anos pelos ministérios da Previdência Social, do Trabalho e Emprego, e da Saúde.

Advertisement

Como comprovar o acidente de trabalho ou a doença?

Existem alguns procedimentos necessários para comprovar que a incapacidade para o trabalho foi ocasionada por acidente de trabalho ou doença.

Acidente de trabalho

Advertisement

Nos casos de acidente de trabalho, a empresa deve emitir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) no primeiro dia útil após o acidente ou entrega do atestado médico. Mesmo com a emissão da CAT, quem decidirá se há o direito ao benefício é o perito médico da Previdência.

Doença de trabalho

Advertisement

Para comprovar uma doença de trabalho, a própria empresa pode emitir um documento. Outra opção é a pessoa consultar um médico, explicar sua rotina de trabalho e os malefícios ocorridos, e receber o diagnóstico de que a doença ocorreu por causa da atividade profissional.

Como é o salário de um aposentado por invalidez?

O salário de um aposentado por invalidez varia conforme o tempo de contribuição e a média salarial do trabalhador. Vamos entender como isso funciona.

Advertisement

Cálculo do benefício antes da Reforma da Previdência

Antes da Reforma da Previdência, que entrou em vigor em novembro de 2019, o cálculo do benefício era feito com base nos 80% maiores salários recebidos pelo trabalhador desde julho de 1994 até o mês anterior ao do pedido da aposentadoria. Nesse caso, o benefício era integral, sem nenhum redutor sobre a média salarial.

Advertisement

Cálculo do benefício após a Reforma da Previdência

Com a Reforma da Previdência, o cálculo da aposentadoria por invalidez passou a ser feito de duas maneiras:

Advertisement

1. Primeiro, é feita uma média salarial com todos os maiores salários recebidos pelo trabalhador desde julho de 1994.
2. Para os casos de acidente de trabalho e doença profissional ou do trabalho, paga-se 100% da média salarial. Essas situações são enquadradas como aposentadoria por invalidez acidentária.
3. Para todas as outras situações, o pagamento é de 60% da média salarial mais 2% para cada ano de contribuição que ultrapassar o tempo mínimo de 20 anos para o homem e 15 anos para a mulher.

Avaliação periódica da capacidade de trabalho

A legislação prevê que o aposentado por invalidez seja reavaliado pela perícia médica a cada dois anos para manter o direito ao benefício. Caso o médico perito do INSS avalie que o segurado retomou a capacidade de trabalhar, o pagamento do benefício será interrompido caso o segurado tenha recebido a aposentadoria por menos de cinco anos.

Advertisement

Quando a Aposentadoria por Invalidez é definitiva?

A aposentadoria por invalidez passa a ser definitiva quando o beneficiado se enquadra em uma das seguintes situações:

– Ter 60 anos de idade ou mais,
– Ter a partir de 55 anos e receber a aposentadoria por invalidez há pelo menos 15 anos. O período de pagame

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement