Notícias
Duas Escolas Públicas Brasileiras são Destaque em Prêmio Internacional
Imagem: Alunos da escola Joaquim Bastos Gonçalves, no Ceara. Instituição venceu uma das categorias. Imagem: Divulgação
Duas instituições de ensino brasileiras foram premiadas no renomado certame internacional ‘Melhores Escolas do Mundo 2023’.
Um Reconhecimento Notável
A escola Joaquim Bastos Gonçalves, situada em Carnaubal (CE), foi distinguida pelos jurados como a principal instituição educacional na categoria ‘Promovendo Vidas Saudáveis’. Simultaneamente, a escola municipal Professor Edson Pisani, em Belo Horizonte (MG), ganhou como ‘Escola da Comunidade’, alcançando a maior votação pública.
Além das escolas brasileiras, instituições da África do Sul, Colômbia, Índia e Israel foram agraciadas pelo prêmio, cada uma receberá US$ 50 mil. A iniciativa é da plataforma britânica T4 Education, com o apoio da Fundação Lemann, Accenture, American Express e Yayasan Hasanah.
> ‘Educadores de todo o mundo devem olhar para os exemplos brilhantes de suas escolas na diferença que vocês fizeram em tantas vidas. E os governos devem olhar para o trabalho pioneiro que vocês fizeram enquanto buscam respostas para os grandes desafios que enfrentamos hoje. Este momento tremendo para escolas brasileiras foi possível graças à liderança, à visão e à cultura que suas escolas promoveram.’ – Vikas Potas, fundador do prêmio.
O Impacto da Pandemia
A escola do Ceará ganhou destaque pelo esforço em integrar os alunos após a pandemia da COVID-19. O projeto ‘Adote um Aluno’ é uma das iniciativas implementadas pela instituição, que sofreu uma queda de 67% no número de alunos.
O projeto visa prestar apoio aos alunos em questões de saúde mental. ‘Aqueles que receberam apoio relataram melhorias na sua autoestima e no bem-estar geral, resultando em um melhor desempenho acadêmico e em um renovado sentido de esperança’, elogia o prêmio.
Escolas dos Estados Unidos e do Reino Unido também competiam nesta categoria.
A Escola e a Comunidade
A escola Professor Edson Pisani foi reconhecida pelo intenso trabalho com a comunidade. Situada em uma das maiores favelas do estado, a instituição desenvolve projetos pedagógicos com impacto na região.
Uma dessas iniciativas foi uma parceria com o movimento Tarifa Zero. A escola se mobilizou com a comunidade e coletou mais de 4 mil assinaturas. ‘Após dois anos de luta, foi criada a linha de ônibus que liga a favela ao metrô, gerando mais acesso à saúde, à educação e ao emprego’, explica a organização do prêmio.
A escola também concorreu na categoria ‘Colaboração Comunitária’, mas a vencedora foi uma instituição da África do Sul.
Imagem: Escola públicas de Belo Horizonte também ficou entre as melhores do mundo. Imagem: Divulgação
A educação de qualidade é a melhor forma de enfrentar os desafios profundos da sociedade e é onde podemos encontrar esperança para um futuro mais equitativo para todos os brasileiros. Com escolas como essas, tenho toda a confiança de que podemos ter sucesso.
Para informações adicionais, acesse o site