Connect with us
Colapso na Represa de Venha-Ver - Um relato detalhado Colapso na Represa de Venha-Ver - Um relato detalhado

Notícias

Colapso na Represa de Venha-Ver – Um relato detalhado

Published

on

Em um episódio alarmante, a principal represa do município de Venha-Ver no Rio Grande do Norte presenciou uma parte de sua parede desmoronando. Este evento catastrófico ocorreu na sequência de fortes chuvas e deixou a comunidade local em alerta.

O Início da Crise

Na fatídica sexta-feira, 12 de abril de 2024, os residentes de Venha-Ver testemunharam um cenário preocupante. Parte da parede do principal açude da região não resistiu à pressão da água após uma intensa precipitação ocorrida no dia anterior. Felizmente, não houve feridos no incidente.

Advertisement

“`markdown
Vídeos do desmoronamento da estrutura foram capturados por testemunhas ocasionais, que acompanhavam a sangria do reservatório. Esses registros visuais rapidamente chamaram a atenção das autoridades municipais e estaduais.
“`

A Ameaça Iminente

O prefeito de Venha-Ver, Dr. Cleiton Jácome, expressou sua preocupação com a possibilidade de um rompimento total da represa. De acordo com ele, se a parede ceder completamente, o excesso de água poderia avançar para as comunidades rurais do município e até mesmo atingir outras cidades vizinhas, como Coronel João Pessoa.

Advertisement

Intervenção das Autoridades

Em resposta à situação emergencial, a Defesa Civil do Rio Grande do Norte, liderada pelo coronel Marcos Carvalho, mobilizou suas equipes para o local do incidente. Além disso, o Corpo de Bombeiros também foi convocado para auxiliar a Defesa Civil municipal de Venha-Ver e a prefeitura de Coronel João Pessoa.

> ‘Equipes foram enviadas ao local para atuar junto com a Defesa Civil municipal de Venha-Ver e equipes da prefeitura de Coronel João Pessoa’, afirmou o coronel Marcos Carvalho.

Advertisement

Além disso, as equipes do município foram orientadas a seguir o curso do rio após a sangria, com o objetivo de evacuar as famílias de áreas de risco e registrar os contatos dos residentes locais para emitir alertas em caso de agravamento da situação.

Investigações Iniciais

Embora a causa exata do desmoronamento ainda seja desconhecida, o prefeito confirmou que a represa havia passado recentemente por um trabalho de ampliação. Este projeto de expansão foi iniciado durante a gestão do ex-prefeito Célio Pinicapau e concluído na atual gestão.

Advertisement

Capacidade da Represa

O açude público de Venha-Ver é capaz de comportar até 792 mil metros cúbicos de água. A licença para a construção da obra hidráulica foi emitida em 2017, e a prefeitura do município é responsável pela sua manutenção e operação.

Falta de Inspeção

Segundo o diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney, a represa não passou por uma inspeção no último ano. Ele explicou que o Igarn segue um plano anual de inspeção e fiscalização, e a represa de Venha-Ver não estava incluída no planejamento de 2023.

Advertisement

Possíveis Consequências

Devido à falta de uma inspeção recente, o Igarn não pode determinar a categoria de risco da represa ou o dano potencial que poderia causar. A inspeção serve para orientar o empreendedor sobre as medidas necessárias para garantir a segurança da barragem.

Outra Represa em Risco

O Igarn também informou que está monitorando a situação do açude Caldeirão, que fica abaixo da represa de Venha-Ver e poderia ser afetado em caso de rompimento.

Advertisement

Outro Incidente

Em um desenvolvimento preocupante, o açude do Palmeira, localizado no bairro Bartolomeu dentro do município, também se rompeu na tarde de 15 de abril.

Conclusão

Este incidente serve como um lembrete perturbador da importância da manutenção e inspeção adequadas das infraestruturas públicas. À medida que a comunidade de Venha-Ver continua a lidar com as consequências deste incidente, espera-se que medidas corretivas e preventivas sejam implementadas para evitar eventos semelhantes no futuro.

Advertisement

Sobre o Autor

Fabio Kamoto é especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atuando desde 2006 no jornalismo político. Ele tem uma vasta experiência em cobrir eventos políticos e notícias regionais, tendo passado pelas Rádios Progresso, Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Artigos Relacionados

paraartigo.com’>ENQUETE: Se as eleições fosse hoje, em quem você votaria para prefeito(a) de Alexandria?

Advertisement

Venha-Ver enfrenta um período difícil, mas a cidade é resiliente. Esperamos que este artigo tenha fornecido uma visão detalhada do incidente e das ações subsequentes. Fique atento para mais atualizações.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement