Connect with us
cheap trick Cheap Trick - A Jornada de uma Banda de Rock Distinta cheap trick Cheap Trick - A Jornada de uma Banda de Rock Distinta

Notícias

Cheap Trick – A Jornada de uma Banda de Rock Distinta

Published

on

Cheap Trick é uma banda incomum, que marcou os anos 70 com seu estilo peculiar e original. Sua trajetória única, que se estende até os dias de hoje, merece ser revisitada.

Origens do Cheap Trick

Do meio-oeste americano, especificamente Rockford, Illinois, emergiu o Cheap Trick. A banda, formada por Robin Zander (vocal e guitarra), Rick Nielsen (guitarra solo e vocal), Tom Petersson (baixo e vocal) e Bun E. Carlos (bateria), cativou o público com sua aparência distinta e som envolvente.

Advertisement

Estilo Musical: Power Pop com um Toque de Hard Rock

O Cheap Trick se destacou por seu estilo musical único, que misturava power pop com hard rock. Seu som cativava o público, tanto nos Estados Unidos quanto no Japão, onde alcançaram enorme sucesso. O público japonês recebia-os como se fossem os novos Beatles, devido ao som vibrante e às melodias memoráveis.

Aparência Distinta

A aparência distinta dos integrantes do Cheap Trick contribuiu para sua popularidade. Zander e Petersson, com suas feições angélicas, contrastavam com Nielsen e Carlos, que apresentavam um visual mais irreverente. Essa combinação de estilos ajudou a solidificar a imagem da banda.

Advertisement

Primeiros Anos e Ideologia Musical

Desde os primeiros ensaios em 1974, o Cheap Trick procurou se distanciar do som progressivo e das longas faixas instrumentais que dominavam a cena musical da época. Em vez disso, a banda focava em músicas curtas e cativantes, com melodias marcantes que atraíam o público.

O ‘Truque Barato’

O nome da banda ‘Cheap Trick’ (ou ‘Truque Barato’) refletia sua abordagem irreverente para a música. As guitarras de cinco braços de Rick, personalizadas pela Hamer Guitars, eram uma das muitas ‘presepadas’ que a banda usava para entreter o público e justificar seu nome.

Advertisement

Primeiro Álbum: Cheap Trick

O primeiro álbum da banda, ‘Cheap Trick’, lançado em 3 de fevereiro de 1977 pela Epic/Columbia, apresentava um som mais cru em comparação com os trabalhos futuros da banda. As letras, muitas vezes obscuras e de autoria de Rick Nielsen, eram um reflexo da mente criativa do guitarrista.

Sucessos e Canções Memoráveis

O álbum incluía uma variedade de canções notáveis, como a pesada e ágil ‘ELO kiddies’, com seu riff psicodélico, e a balada romântica ‘Mandocello’, tocada por Rick no raro instrumento de oito cordas que dá nome à música.

Advertisement

A Influência dos Beatles

Uma das faixas, ‘Taxman Mr. Thief’, era uma extensão da letra de ‘Taxman’, dos Beatles, e criticava os cobradores de impostos, como se o Cheap Trick fosse uma banda de multimilionários fugindo para um paraíso fiscal.

Covers Escolhidos a Dedo

A banda também se destacava por suas escolhas de covers, como ‘Speak now or forever hold your peace’, um clássico obscuro dos anos 60 do cantor Terry Reid. A versão do Cheap Trick dessa música funcionava quase como uma mini-jam de luxo.

Advertisement

Cheap Trick Hoje

Apesar de ser uma banda que parece presa aos anos 70, o Cheap Trick ainda existe, agora com Daxx Nielsen, filho de Rick, nas baquetas. A banda foi particularmente produtiva entre 2000 e 2021, lançando seu disco mais recente, ‘In another world’.

Em suma, a trajetória do Cheap Trick é uma jornada única através da história do rock. Seu som distintivo e abordagem irreverente para a música conquistaram um público fiel, que continua a apreciar sua música até hoje.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement