Connect with us
carlinhos brown completou 60 anos no ano passado 1848446 Carlinhos Brown - Trajetória e Contribuição Social Inigualáveis carlinhos brown completou 60 anos no ano passado 1848446 Carlinhos Brown - Trajetória e Contribuição Social Inigualáveis

Notícias

Carlinhos Brown – Trajetória e Contribuição Social Inigualáveis

Published

on

Introdução

Carlinhos Brown, uma figura emblemática da cultura brasileira. Crédito: Leo Aversa/divulgação

A história de Carlinhos Brown é recheada de lutas, conquistas e muito trabalho. Um músico que, além de presentear o Brasil com sua arte, também se dedica a causas sociais com grande fervor. Em sua trajetória, encontramos um exemplo de resistência e contribuição para a cultura brasileira.

Advertisement

Julius Wiedemann e a Decisão de Escrever Sobre Brown

Julius Wiedemann, autor da biografia de Carlinhos Brown. Crédito: William Baglione/divulgação

Julius Wiedemann, um designer carioca com vasta experiência internacional, após retornar ao Brasil, decidiu que era hora de fazer algo pela cultura brasileira. Após uma gravação de vídeo com Carlinhos Brown em Salvador, ficou impressionado com as habilidades do músico e decidiu que ele merecia um registro biográfico.

Advertisement

A Criação da Obra ‘Meia-Lua Inteira: A Constelação Mística de Carlinhos Brown’

Julius, apesar de ter editado centenas de publicações, nunca havia atuado como autor. No entanto, decidiu que era hora de estrear nesse papel com o lançamento de ‘Meia-Lua Inteira: A Constelação Mística de Carlinhos Brown’. O livro, lançado recentemente, não é apenas sobre a vida de Brown, mas também destaca sua contribuição para a sociedade brasileira.

A Associação Pracatum Ação Social

Uma das maiores contribuições de Brown é seu trabalho social, especialmente a criação da Associação Pracatum Ação Social (APAS). Fundada em 1994, a Pracatum tinha como objetivo desenvolver o bairro Candeal por meio da música e mobilizar os governos para melhorar a infraestrutura local. Esse trabalho é um dos destaques do livro de Julius.

Advertisement

A Educação na Vida de Carlinhos Brown

Apesar de ter estudado apenas até a antiga terceira série do primário, Brown sempre valorizou a educação. Ele reconhece que se arrepende de não ter concluído seus estudos e, por isso, investe tanto em educação atualmente.

Sem Assuntos Proibidos

O livro não evita assuntos delicados. Brown compartilha histórias de sua infância, incluindo as surras que levava de sua mãe quando se comportava mal. Ele também fala sobre questões polêmicas, como o dia em que ficou completamente nu em um desfile de Carnaval.

Advertisement

O Livro Como Parte das Comemorações de Seus 60 Anos

Embora não seja uma publicação oficial, o livro acaba fazendo parte das comemorações dos 60 anos de Brown, completados no ano passado. Ele parece entusiasmado com a ideia da obra, que serve como um registro de sua vida e trabalho.

Palavras de Carlinhos Brown Sobre a Obra

Carlinhos Brown afirma que encontrou em Julius a segurança de que o livro não soaria como heroísmo, mas serviria como um motor educacional para as pessoas. Ele acredita que a história de uma pessoa popular gera interesse sobre como ela chegou aonde está.

Advertisement

Serviço

Livro: Meia-Lua Inteira: A Constelação Mística de Carlinhos Brown
Autor: Julius Wiedemann
Editora: Record
Preço: R$ 60 | 308 págs.

Trecho do Livro

> Como muitos sabem, o nome Carlinhos Brown deriva, principalmente, de James Brown, mas o significado vai muito além da imitação que ele fazia na adolescência do cantor americano. Nessa época, o Black Power e a soul music haviam estourado nos Estados Unidos, e as periferias afro começavam a questionar a opressão, os costumes e principalmente a subordinação. A Motown, lendário estúdio americano, havia começado a operar com esse nome em 1960, liderada por Berry Gordy, que para os Jackson 5 o hit ‘I Want It Back’ e lançaria nomes como The Supremes, escreveria Marvin Gaye, The Temptations e Stevie Wonder, entre muitos outros. Nesse momento, a música passou talvez a ser o maior canal da luta racial, porque vinha carregada de moda, de costumes novos, de estilo próprio, de mensagens e de história. Mas também porque agradava a classe média branca intelectualizada que queria fazer parte da luta antirracista. O movimento se espalhou por Salvador, e cada nova peça que se somava em força e estilo. Dos blocos aos bailes, o racismo foi sempre um incorporava ingrediente de movimentos revolucionários, e, na Bahia, com a adesão do candomblé, criou-se algo único.

Advertisement

No final das contas, a história de Carlinhos Brown e sua contribuição para a sociedade brasileira são inegáveis. Sua trajetória é um exemplo de luta, resistência e dedicação à cultura e ao povo brasileiro. E este livro é uma excelente maneira de conhecer mais sobre este artista incrível.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement