Connect with us
Caminhada 'Cuiabá Contra o Feminicídio' - Um Chamado à Ação e à Conscientização Caminhada 'Cuiabá Contra o Feminicídio' - Um Chamado à Ação e à Conscientização

Notícias

Caminhada ‘Cuiabá Contra o Feminicídio’ – Um Chamado à Ação e à Conscientização

Published

on

Com a presença de centenas de pessoas, a iniciativa ‘Cuiabá Contra o Feminicídio’ aconteceu em uma tarde de sexta-feira na Praça Alencastro, coração da capital mato-grossense. Este evento, organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por intermédio do Núcleo da Primeira-Dama Marcia Pinheiro e da Secretaria da Mulher, reuniu aproximadamente 700 pessoas em uma manifestação emocionante.

A Realidade do Feminicídio

Em 2023, apenas no primeiro semestre, dezoito mulheres foram assassinadas no Mato Grosso, das quais quatro eram da capital, Cuiabá. Este tipo de crime não somente tira a vida da vítima, mas destrói famílias inteiras, causando perplexidade em toda a sociedade. Por isso, é de extrema necessidade que todos nos unamos na luta contra a violência às mulheres, para que as políticas públicas sejam eficazes.

Advertisement

> ‘Precisamos mostrar que nós, mulheres, não estamos sozinhas. Podemos e devemos pedir socorro’, declarou a primeira-dama, Marcia Pinheiro.

O Ato Público

Durante a caminhada, o nome das vítimas de feminicídio foi anunciado, gerando grande comoção entre os participantes. Balões com os nomes das vítimas foram usados como uma homenagem póstuma a essas mulheres, lembrando a todos os presentes que as notícias veiculadas são reais e que a mudança é urgente.

Advertisement

Luani Eduarda, uma das presentes, sabe muito bem o que é perder alguém querido vítima de feminicídio. Sua tia, Aline, foi assassinada há pouco mais de um ano. Apesar de ainda sentir a dor desta perda, Luani fez um apelo durante o ato.

> ‘Você que tem um parceiro tóxico, que tira a sua liberdade e vontade de qualquer coisa: denuncie, peça ajuda. Já vi muitas mulheres morrendo. É algo que comove o meu coração, saber que muitas não conseguem falar. Vivem aprisionadas’, acrescentou.

Advertisement

O Impacto da Violência

A violência contra as mulheres não se limita ao âmbito doméstico. Ela tem um impacto que se estende a todos os setores da sociedade. Infelizmente, o feminicídio é um crime que pode ser evitado, mas não tem sido devidamente prevenido.

> ‘É crucial que tomemos medidas significativas para impedir que as mulheres se tornem vítimas fáceis dessas situações. Isso envolve a implementação de ações eficazes e políticas públicas afirmativas. Dessa forma, podemos oferecer às mulheres uma chance maior de liberdade e vida’, declarou Rosana Leite Antunes de Barros, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa das Mulheres da Defensoria Pública.

Advertisement

A Caminhada

Com um percurso de aproximadamente 1,3 quilômetro, a caminhada teve início na Praça Alencastro, seguiu pela rua Treze de Junho, Praça Ipiranga, Praça Bispo, Getúlio Vargas e retornou ao ponto de partida.

Conclusão

Ações como a ‘Cuiabá Contra o Feminicídio’ são vitais para chamar a atenção da sociedade para a gravidade do problema. Ao lembrarmos as vítimas e ouvirmos os relatos de sobreviventes, somos lembrados de que o combate à violência de gênero deve ser uma luta de todos.

Advertisement

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement