Connect with us
Agosto Dourado - O mês de conscientização sobre a importância da amamentação em Santos Agosto Dourado - O mês de conscientização sobre a importância da amamentação em Santos

Notícias

Agosto Dourado – O mês de conscientização sobre a importância da amamentação em Santos

Published

on

Introdução

O mês de Agosto é marcado por diversas ações voltadas para a conscientização sobre a importância do aleitamento materno, que é celebrado mundialmente. Na cidade de Santos, a prefeitura, em parceria com a Capep-Saúde, implementa diversas atividades para difundir a importância da amamentação e apoiar as mães nesse processo.

Agosto Dourado – Um mês dedicado à amamentação

O Agosto Dourado é um período em que a importância da amamentação é enfatizada. No entanto, a Capep-Saúde e a prefeitura de Santos não limitam essas atividades apenas ao mês de agosto. Segundo Gilvania Álvares, presidente da Capep-Saúde, ações de conscientização e apoio são realizadas durante todo o ano.

Advertisement

Mitos e verdades sobre a amamentação

Durante o Agosto Dourado, são realizadas rodas de conversa e palestras para esclarecer dúvidas e desmistificar crenças populares relacionadas à amamentação. A enfermeira obstetra Sandra Abreu, fundadora da assessoria materna Anjos do Leite, ressalta que o objetivo dessas ações é tornar a amamentação um momento prazeroso, apesar dos desafios que possam surgir.

O papel do suporte emocional e prático

A vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, destaca a importância de uma rede de apoio sólida e empática para as mães que amamentam. Para ela, as atividades promovidas pela prefeitura oferecem um suporte emocional, prático e informativo essencial para que as mães possam alimentar seus bebês com confiança e tranquilidade.

Advertisement

A experiência de primeira viagem

Karla Nieva, mãe da pequena Gabriela de 37 dias, compartilha sua experiência como mãe de primeira viagem. Ela enfrentou dificuldades no início da amamentação, mas encontrou apoio e orientação na Policlinica Campo Grande. Para ela, as ações como as realizadas no Agosto Dourado são fundamentais para ajudar as mães a lidar não apenas com a amamentação, mas também com a nova realidade emocional que a maternidade traz.

As ações do Agosto Dourado

Ao longo do Agosto Dourado, a prefeitura de Santos, em parceria com a Capep-Saúde e outras secretarias, realiza uma série de eventos e atividades para sensibilizar a comunidade sobre a importância da amamentação. Essas ações abordam temas como a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê, a necessidade de uma rede de apoio, entre outros.

Advertisement

Aleitamento materno e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A iniciativa de promover a amamentação está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3 da ONU, que é garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. Conheça mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Conclusão

O Agosto Dourado é um período de conscientização sobre a importância da amamentação, mas as ações de suporte e incentivo a essa prática não se limitam a este mês. A prefeitura de Santos e a Capep-Saúde se comprometem a apoiar as mães durante todo o ano, garantindo que elas tenham acesso à informações, orientações e apoio emocional para tornar a amamentação uma experiência prazerosa e significativa.

Advertisement

Referências

1. Prefeitura de Santos (2019). Encerrando as atividades do Agosto Dourado. Santos City Hall.
2. ODS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cidades Sustentáveis.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement