Connect with us
giba um 1 A Política Brasileira em Foco - Disputas, Desafios e Projeções giba um 1 A Política Brasileira em Foco - Disputas, Desafios e Projeções

Notícias

A Política Brasileira em Foco – Disputas, Desafios e Projeções

Published

on

Uma disputa política fervorosa

No jogo político brasileiro, a disputa pelo controle da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está intensificada. O grupo governista do Partido Liberal (PL) articula junto ao Palácio do Planalto para colocar o diretor Fernando Mosca no comando da agência. Ele substituiria Sandoval Feitosa Neto, que foi indicado por Ciro Nogueira.

Por outro lado, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), particularmente o ex-governador de Rondônia, Valdir Raupp, luta para que Efraim Cruz, atual secretário executivo de Minas e Energia, assuma a posição. Sob a gestão de Bolsonaro, Feitosa se aproximou do Partido Progressista (PP), e agora faz parte do grupo político de Arthur Lira.

Advertisement

> ‘Primeiramente, quero dizer que estou aqui, portanto estou trabalhando. Todos os nossos cargos são do presidente da República e ele avalia se fica, se sai, o que faz’,RITA SERRANO, presidente da Caixa, ao responder sobre a possibilidade de sua saída do banco.

Macron e a questão ambiental

A recusa de Emmanuel Macron ao convite de Lula para a Cúpula da Amazônia sinalizou um alerta no Itamaraty. Apesar das relações amigáveis e elogios de Macron ao evento, o Ministério das Relações Exteriores não se concentra apenas no indivíduo, mas no panorama geral. A ausência de Macron foi interpretada como um sinal de que ele irá endurecer ainda mais nas negociações em torno do acordo entre Mercosul e a União Europeia.

Advertisement

Aproximação com o Mercosul

Lula pretende se reunir com os presidentes dos países membros do Mercosul até o final de outubro. Este seria um movimento do presidente brasileiro, apoiado pela Argentina e Paraguai, para se antecipar à viagem do presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, a Pequim, programada para novembro. Lacalle Pou insiste na negociação de um acordo bilateral com a China em prejuízo de um tratado com o Mercosul e o país asiático.

Defesa dos acusados

O terceiro advogado contratado para defender Mauro Cid, ex-assistente de ordens de Jair Bolsonaro, sustenta que ele não pode ser responsabilizado pelo desvio e venda de joias oficiais, pois ‘apenas cumpriu ordens’ de um superior militar. Nesse caso, o ‘chefe supremo das Forças Armadas’, ou seja, Jair Bolsonaro. O novo advogado, o criminalista Cezar Bittencourt, pode aplicar a mesma tese na possibilidade de Cid ter falsificado certificados de imunização contra a covid-19 do ex-presidente.

Advertisement

Apoio aos produtores de leite

Os ministros Carlos Favaro (Agricultura) e Fernando Haddad (Fazenda) discutem medidas de emergência para apoiar os produtores de leite em crise. A ideia é que Lula capitalize o ‘pacote’ de ajuda, que seria anunciado por ele mesmo na Expointer, um evento agropecuário em Esteio (RS). Uma das propostas é a criação de uma linha de crédito especial do BNDES, similar aos R$ 2 bilhões que o banco liberará para financiar o setor de proteína animal.

Mudança de comando na Anatel

Rodrigo Balgorri, presidente da Anatel, está na mira do governo. Há uma movimentação do Planalto para escolher um novo nome para liderar a agência reguladora, e Cezar Alvarez é o mais cotado. Ele foi assessor de Lula no primeiro mandato e, depois, secretário executivo do Ministério das Comunicações no governo Dilma. No entanto, é necessário alinhar-se com o Centrão (Marcos Pereira, do Republicanos, está de olho na cadeira). Balgorri já está na Anatel há seis anos, e o TCU afirma que nenhum dirigente de agência pode permanecer mais de cinco anos no órgão.

Advertisement

A confiança é a chave para o sucesso

A cantora Marina Sena, que tem conquistado o público de maneira espetacular, com pouco mais de 3 anos de carreira e considerada um sucesso meteórico, está na capa da revista digital Boa Forma. Marina, nascida em Taiobeiras, interior de Minas Gerais, disse que um dos fatores que a levaram à fama é a confiança que tem em si mesma.

Super blecaute e a privatização da Eletrobras

A primeira-dama Janja da Silva foi quem inaugurou a série de figuras do governo que culparam a privatização da Eletrobras pelo super blecaute que assolou o país, afetando a vida de 29 milhões de brasileiros. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que está na lista de possíveis demissões de Lula para agradar o Centrão e Arthur Lira, chegou a dizer que a privatização da Eletrobras gerava ‘instabilidade’ no sistema.

Advertisement

Lindsay Lohan: uma mãe estilosa

Lindsay Lohan, que começou a carreira como modelo aos 3 anos, depois entrou para a TV e se tornou um fenômeno da Disney, e na vida adulta foi batizada como garota problema, parece que agora, aos 37 anos, está de volta ao prumo. Ela posa cheia de estilo para uma campanha que une conforto e luxo, em parceria com as empresas MCM x CROCS Mega Crush Clog.

Impacto do aumento dos preços dos combustíveis

Por outro lado, o apagão substituiu quaisquer manifestações contra o primeiro aumento de preços dos combustíveis do governo Lula (promovido pela Petrobras) de 16,3% na gasolina (voltou aos patamares do governo Bolsonaro) e de 25,8% no diesel.

Advertisement

Almanaque: blecautes e política

A última vez que ocorreu um apagão nacional semelhante foi em 2009, e o presidente também era Lula. Edison Lobão, então ministro de Minas e Energia, atribuiu o blecaute a raios e ventos que derrubaram três circuitos ligados à Usina de Itaipu, em São Paulo.

Tarcísio de Freitas: um bolsonarista raiz?

Apesar do desmentido anterior, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, agora dá s

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement