Notícias
Capacitação da Adepara – Fomentando o Intercâmbio de Conhecimentos Técnicos entre Profissionais de Defesa Agropecuária
Introdução
A Adepara (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) realizou recentemente uma capacitação em defesa sanitária animal. Este evento reuniu profissionais de diferentes partes do estado para um intercâmbio de conhecimentos e experiências. A capacitação teve como principal objetivo aprimorar as habilidades técnicas dos participantes e reforçar as ações de defesa agropecuária no Pará.
O Evento de Capacitação
O evento foi realizado em Marabá, uma cidade que se destaca na atividade agropecuária como o terceiro município em rebanho bovino do Pará, e que também possui o maior rebanho suíno. A Adepara escolheu Marabá para sediar este treinamento devido à sua importância estratégica para a agropecuária do estado.
“` markdown
A capacitação durou cinco dias e contou com a presença de 50 profissionais, entre fiscais agropecuários (médicos veterinários) e agentes fiscais agropecuários. Os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os 10 programas sanitários desenvolvidos pela Adepara nos 144 municípios paraenses.
“`
Participantes da Capacitação
Entre os participantes estavam profissionais experientes e novatos na área, como Vinicius Paeze, um fiscal agropecuário que atua na Unidade de Sanidade Agropecuária (ULSA) de Novo Repartimento. Apesar de estar na Adepara há apenas dois meses, Vinicius destacou a importância da capacitação para o seu desenvolvimento profissional.
> ‘Esse curso foi de grande valia porque nos nos aperfeiçoamos em todos os programas em que a Adepara atua. É uma atualização muito importante e espero que continue a ocorrer para qualificar ainda mais os agentes que atuam na região’, disse Vinicius.
Os agentes de campo que auxiliam os fiscais também tiveram a oportunidade de participar da capacitação e se qualificar. Claudia Almeida, auxiliar de campo que veio de Piçarra, expressou sua gratidão pela oportunidade.
> ‘Me senti muito valorizada como servidora em poder participar pela primeira vez de uma capacitação como essa. Gostei muito de entrar em contato com tantos profissionais experientes’, disse Claudia.
Benefícios da Capacitação
A capacitação proporcionou aos participantes a oportunidade de se atualizarem sobre as últimas informações técnicas e práticas relacionadas à defesa sanitária animal. Além disso, promoveu a troca de experiências entre os participantes, o que é de grande valor para o aprimoramento profissional.
Segundo Sergio Amaral, um fiscal agropecuário que atua na Adepara há quase 20 anos, o treinamento foi muito gratificante e valorizou o trabalho desenvolvido pelas Regionais da Agência.
> ‘Nos nos sentimos muito valorizados porque o curso saiu do centro urbano, que é Belém, para a maior cidade do sudeste do Pará, que é Marabá. E todos os programas sanitários que fazem parte da estrutura do Serviço Veterinário Oficial foram contemplados. Foi gratificante participar’, disse Sergio.
Impacto da Capacitação na Defesa Agropecuária
O treinamento teve um impacto significativo nas ações de defesa agropecuária no Pará. O intercâmbio de conhecimentos e experiências contribuiu para o fortalecimento das ações da Adepara e para a melhoria da eficiência e eficácia dos serviços prestados pela Agência.
> ‘Foi gratificante acompanhar a participação e o comprometimento dos servidores e equipe técnica durante todo o treinamento, fortalecendo a Adepara, frente aos desafios na defesa agropecuária e com ótimas perspectivas de avanços para o estado’, concluiu Graziela Oliveira, gerente de Defesa Animal.
Conclusão
O treinamento da Adepara demonstrou ser uma iniciativa de grande valor para a defesa agropecuária no Pará. O intercâmbio de conhecimentos técnicos e experiências entre os profissionais contribuiu para o aprimoramento das atividades da Agência e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos produtores rurais. É esperado que iniciativas como esta continuem ocorrendo para fortalecer ainda mais a defesa agropecuária no estado.
Para informações adicionais, acesse o site