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Demissão de funcionários em massa na 123 Milhas – 80% da equipe afetada
Resumo da Situação
A 123 Milhas, uma proeminente agência de viagens, iniciou uma demissão de funcionários em massa que abrange quase 80% dos aproximadamente dois mil funcionários da empresa. A informação é de uma fonte próxima da situação. Os funcionários foram informados sobre a demissão de maneira inesperada, afetando empregados de diversos setores e níveis hierárquicos da empresa.
A Situação Atual
Segundo informações, a agência garantiu aos trabalhadores o pagamento do salário deste mês, mas com incerteza sobre a quitação da rescisão trabalhista. As demissões em massa ocorreram em diversos setores e níveis hierárquicos da agência, que tem sede no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
>’A gente veio trabalhar e recebemos a comunicação que fomos demitidos. Era uma empresa grande. A gente não sabe se todo mundo foi demitido, mas, pelo menos nos setores que temos contato, foi todo’, contou um dos funcionários.
Impacto na Equipe
A situação pegou muitos funcionários de surpresa. Alguns expressaram sua tristeza e choque pela situação, enquanto outros relataram momentos de tensão nos últimos dias.
> ‘Nós não estavamos sabendo de nada. Não tivemos nenhuma instrução, ficamos alguns dias homeoffice. Estavamos vivendo com a incerteza’, disse um funcionário da empresa.
O Futuro da 123 Milhas
Em resposta à situação, a 123 Milhas informou, por nota, que iniciou ‘um plano de reestruturação interna, com redução do tamanho da equipe para se adequar ao novo contexto da empresa no mercado.‘. A empresa descreveu essa como uma decisão ‘difícil’ e parte das medidas para ‘mitigar os efeitos da forte diminuição das vendas’.
Ações Legais
Os ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Turismo devem investigar a atuação da empresa e o cancelamento dos serviços negociados para garantir a reparação dos danos aos clientes.
Os Sócios da 123 Milhas
Os irmãos Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, dois dos três sócios à frente da 123 Milhas, têm depoimento marcado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras para a próxima terça-feira.
O Impacto nos Clientes
Os clientes foram informados de que as passagens aéreas adquiridas não seriam emitidas, e os valores pagos pelos pacotes devolvidos por meio de vouchers parcelados — contrariando, aliás, o Código de Defesa do Consumidor que prevê a opção de devolução também em dinheiro.
Outras Empresas Afetadas
A Hotmilhas, uma empresa controlada pela 123 Milhas, suspendeu temporariamente o serviço de compra e venda de milhas em seu site. Eles alegaram que a queda das vendas da 123 Milhas provocou o atraso no pagamento a clientes.
> ‘A empresa está fazendo todos os esforços possíveis para regularizar a situação e honrar os compromissos firmados. A Hotmilhas é referência no mercado e espera contar com a confiança de seus clientes para superar essa situação’, disse a empresa em um comunicado.
Conclusão
As demissões em massa na 123 Milhas levaram a uma situação de incerteza tanto para os funcionários quanto para os clientes. O futuro da empresa e o impacto total desta situação ainda estão incertos.
> com informações de Clever Ribeiro
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