Responda com sinceridade: se você tivesse poder sobre o preenchimento de uma vaga, contrataria um profissional que tem um excelente currículo ou alguém que, além das ótimas e comprovadas qualificações, tenha sido bem recomendado por outro colega do mercado? Eu, como headhunter, fico mais seguro com a segunda opção.

Ressalto que, aqui, não estou falando daquelas indicações “amigas” que privilegiam o candidato com a eliminação de etapas até o cargo desejado. Refiro-me ao momento de checagem de referências, quando o recrutador tem a oportunidade de verificar qual é a opinião de antigos gestores ou parceiros de trabalho do profissional em questão.

Pensando nisso, sugiro que você inicie o ano de 2020 dando a devida importância à construção e manutenção da sua rede de contatos com cinco boas práticas:

#1 – Liste o nome das pessoas que seria importante ter por perto

Desde o dia em que você entrou na faculdade começou a ser avaliado por pessoas que sentam ao seu lado ou cruzam seu caminho. Do mesmo jeito, você tirou conclusões sobre o comportamento de alguns colegas de curso ou do trabalho. Então, pergunte-se: qual deles você admirava e com quem seria interessante manter contato para saber o que está acontecendo no mercado? Com quem você gostaria de dividir benchmarking, buscar aconselhamento ou outro motivo que faça de você uma pessoa ou profissional melhor?

#2 – Aproxime-se também de profissionais da sua empresa

Você, assim como eu, tem muitos compromissos pessoais e profissionais. Porém, é muito saudável para sua carreira reservar alguns momentos na agenda para almoçar ou participar de um happy hour com os colegas da empresa. A atual dinâmica das companhias faz com que nunca tenhamos certeza sobre quem será nosso próximo gestor, par ou subordinado. Isso já seria motivo suficiente para buscar construir bons relacionamentos interpessoais “dentro de casa”, não é mesmo?

#3 – Entenda o networking como um compromisso profissional

Tudo na vida é uma questão de planejamento. Então, reserve na sua agenda um espaço para encontros, que pode ser mensal, quinzenal ou em outra periodicidade possível. Na sequência, vá encaixando os convidados, que podem ser um colega da faculdade, um parceiro do emprego anterior ou alguém que trabalha na empresa em que você atua, por exemplo. Mas reforço que é importante planejar e cumprir, assim como você faria com relação ao compromisso com um cliente muito importante.

#4 – Não entre em contato apenas quando precisar de favor

Apesar de ser um comportamento bastante desagradável e que pode ser interpretado como interesseiro, há profissionais que procuram por seus antigos contatos de trabalho, faculdade ou de vida apenas quando perdem o emprego ou precisam de outro favor qualquer. Não cometa esse erro.

#5 – Crie meios para manter o contato

Após o encontro, não deixe o relacionamento esfriar. Digo isso porque acredito que cultivar relacionamentos é importante para que as pessoas se lembrem de você em momentos importantes, como a indicação para um emprego ou um projeto especial. Então, mantenha o contato com outros profissionais compartilhando informações, notícias ou eventos que sejam de interesse dele, por meio de redes sociais, mensagem instantânea ou e-mail. Vale ainda manter o hábito de parabenizar o colega pelo aniversário ou quando souber que ele foi promovido ou foi participou de um projeto ou ação de destaque.

Para qualquer área da vida, construir, manter e enriquecer o networking exige disciplina, mas tem impactos muito positivos no rumo dos nossos projetos e é cada vez mais importante para quem quer se destacar como pessoa ou profissional.

Desejo a você um 2020 de ótimas parcerias!

Aqui neste Blog, você encontra outros artigos sobre carreira, gestão e mercado de trabalho. Também é possível ter mais informações sobre os temas na Central do Conhecimento do site da Robert Half.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

Leia também

CEBRACE divulga oportunidade(s) para Estágio Espelhação | Cebrace Caçapava

Pré-requisitos: Cursando nível Superior em Engenharia Produção, Química, Elétrica, Mecânic…