Quer receber as principais Notícias de Emprego pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Após a Operação Lava Jato e a venda da empresa, a Braskem conseguiu entrar para a lista de Melhores Empresas para Começar a Carreira em 2018

Por Tatiana Sendin, da Você S/A

access_time 13 ago 2019, 15h00

Este texto faz parte do anuário VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Começar a Carreira 2018, publicado em dezembro de 2018 (ed. 247), com informações levantadas entre os meses de junho e setembro do ano passado.

São Paulo – O clima interno na Braskem tinha tudo para estar ruim. Nos últimos anos, a companhia foi implicada na Operação Lava-Jato, fechou um acordo de leniência com o governo, viu o então presidente de sua controladora, a Organização Odebrecht, ser preso e foi colocada à venda.

Mas, apesar dos perrengues, a vida segue — e melhor — na fabricante de biopolímeros e resinas termoplásticas. Grande parte desse mérito se deve à área de gestão de pessoas, comandada por Marcelo Arantes.

Para dar uma ideia do trabalho feito pelo RH, os empregados da petroquímica foram avisados com antecedência sobre a possível compra da Braskem, dando tranquilidade para cada um focar suas tarefas.

“A empresa ficou transparente depois da Lava-Jato, passou a se comunicar melhor com as pessoas”, diz um funcionário.

O RH também adotou uma nova marca empregadora, criada após um estudo sobre as mudanças na sociedade e, principalmente, de olho nas demandas dos jovens.

Saiu daí o mote “Venha de você”, que libera as vestimentas (permite, inclusive, o uso de bermuda) e pretende incentivar as diversidades em geral. A área de RH, por exemplo, preparou os detalhes para receber transgêneros, apesar de ainda não ter nenhum empregado trans. braskem.com.br

A sobrecarga de informações e tarefas da vida moderna pode sacrificar um recurso de extrema importância para a vida de qualquer profissional: a memória.

Mas o excesso de estímulos não é a única razão pela qual estamos ficando cada vez mais esquecidos, afirma Renato Alves, primeiro brasileiro a receber homologação oficial de Melhor Memória do Brasil pelo Guinness Book.

Em seu livro "Faça seu cérebro trabalhar por você" (Editora Gente), o campeão de memorização defende que o problema também está ligado a uma dependência cada vez maior da tecnologia, que substitui recordações naturais por artificiais.

"Quem nunca teve um HD de computador queimado com todos aqueles documentos, fotos, arquivos importantes, ou um celular sem bateria quando precisava consultar urgentemente um contato?", escreve ele no livro.

A melhor forma de reconquistar a capacidade de reter informações "organicamente" é apostar numa rotina saudável e em exercícios frequentes para o cérebro. Mas existem alguns macetes que podem facilitar esse processo.

Os chamados métodos mneumônicos são dispositivos práticos para expandir a capacidade de memorização no cotidiano. Segundo Alves, o ideal é que o método seja fácil de usar: ele não deve exigir horas de treinamento ou associações mentais acrobáticas. 

Nesta galeria, reunimos 8 técnicas simples que facilitam a memorização de fatos, nomes, datas, listas e outros elementos do dia a dia. Navegue pelos slides para conhecê-las. 

” data-medium-file=”https://abrilexame.files.wordpress.com/2016/09/size_960_16_9_pensando1.jpg?quality=70&strip=info&w=300″ data-large-file=”https://abrilexame.files.wordpress.com/2016/09/size_960_16_9_pensando1.jpg?quality=70&strip=info&w=960″ class=”alignnone size-full wp-image-36742″ src=”https://i2.wp.com/abrappmobile.azurewebsites.net/wp-content/uploads/2018/11/Quadro_36-Braskem.png?quality=70&strip=info” border=”0″ alt width=”1878″ height=”1120″>


PONTOS POSITIVOS

Os jovens elogiam a liberdade de falar com o líder, fazer seu trabalho, participar de projetos, sugerir melhorias e flexibilizar o expediente (nos escritórios). O programa de trainee é restrito aos estagiários.


PONTOS A MELHORAR

Falta criar um programa de expatriação para funcionários da produção e melhorar a comunicação sobre as unidades no exterior. Para os gestores, o crescimento na carreira não atende à ansiedade dos jovens.

 Assine a newsletter da VOCÊ S/A e da VOCÊ RH

Leia também

ERG Engenharia divulga oportunidade(s) para Estagiário de Cadastro

Principais atividades: Cadastro de imóveis rurais e urbanos;  Preenchimento de formul…