Clique para copiar https://computerworld.com.br/2020/01/12/5-erros-que-freelancers-de-primeira-viagem-cometem-e-como-evita-los/

Com o surgimento da internet e de novas ferramentas de trabalho, se tornar um profissional freelancer (de forma integral ou para complemento de renda) se tornou uma alternativa para quem trabalha em diferentes áreas. 

Como essa profissão exige que as pessoas exerçam um nível de controle, proatividade e autonomia que em geral não se vê em empregos tradicionais, é comum “sofrer” um pouco nos primeiros meses, até entender aspectos normais dessa relação, como negociação de preços, gestão de tarefas etc. 

Para quem está começando a trabalhar como freelancer ou quem pensa em se aventurar por esse caminho, trouxemos algumas dicas que irão evitar as principais complicações passadas no início de carreira: 

Erro número 1: cobrar menos do que o seu trabalho vale 

Antes entrar nesse mercado, faça uma pesquisa sobre o quanto é pago para a tarefa que você está realizando: seja perguntando em grupos, falando com conhecidos ou se informando por meio de matérias.   

Além da mão de obra, também é importante somar gastos como luz, água e deslocamento (caso exista) em conjunto com o seu nível de especialidade e experiência na tarefa em questão (se você está em um estágio júnior, o preço deve ser diferente do que o ofertado por um sênior). Só, então, vá ao mercado. 

O momento de negociação costuma ser bastante complicado para quem não está acostumado, mas não é necessário ter medo. Nesse ponto, você já pesquisou o suficiente para conseguir argumentar sobre o porquê do valor cobrado.   

Além disso, muitos clientes não sabem como definir o preço dos projetos e esperam que você os guie em um orçamento (e escopo) apropriados.  

Erro número 2: não pensar no seu trabalho como um negócio 

À parte de executar uma tarefa pela qual se é pago, o freelancer precisa e lembrar de todas as tarefas que as empresas lidam rotineiramente, desde orçamentos e contratos a faturamento e comunicação com o cliente. Isso sem falar das tarefas de marketing, desenvolvimento de negócios e vendas. É uma pequena empresa na qual você mesmo se torna o produto. 

Materiais para Download

Por isso, é sempre importante pensar no seu trabalho como um negócio e implementar processos ao longo do tempo que otimizem todas as etapas do seu dia a dia. 

Erro número 3: se promover como um (ou uma) profissional generalista 

Por mais que parece tentadora, a ideia de se apresentar ao mercado como um profissional generalista pode ser perigosa.  Nos dias de hoje,  a maioria dos clientes deseja alguém que se destaque em alguma coisa – seja entender os meandros de um nicho de mercado, como blockchain, ou se concentrar em uma habilidade específica, como desenvolver apresentações para investidores.  

Mas isso não significa que você precisa se concentrar em uma única habilidade. O necessário é escolher aspectos nos quais seu conhecimento é acima da média e trabalhar para promovê-los. 

Erro número 4: pensar apenas no curto prazo 

Apesar de, em teoria, um profissional freelancer manter relações mais objetivas com seus clientes, é muito importante investir em um relacionamento com a outra parte, tanto para entender melhor a a demanda e rotina da outra equipe como para averiguar se há outras oportunidades de trabalho no lugar. 

Sempre foque em como você pode expandir seu valor. Pode ser que, no briefing, seu cliente esteja pedindo um produto, mas também é possível olhar para o trabalho de forma mais ampla, identificar melhorias que estejam dentro das suas habilidades e depois conversas para entender o quão possível esse futuro projeto pode se tornar. 

Erro número 5: não buscar novas técnicas e aprendizados 

Por melhor que você seja dentro da sua profissão, acompanhar e realizar cursos de especialização ou treinando é um passo essencial para não perder competitividade e estar antenado em futuras tendências de mercado. 

Além das competências técnicas, que já são esperadas pelos clientes, também vale investir nas chamadas “soft skills” (ou “habilidades comportamentais”), cada vez mais valorizadas dentro do ambiente de trabalho por permitir uma convivência mais harmoniosa e produtiva para a equipe. 

*Com informações do Business Insider 

Fonte: Computer World

Leia também

Confidencial divulga oportunidade(s) para Gerente Comercial – Varejo

Atividades: – Abertura de mercado – Redes de supermercados e atacados – …