Jovem Aprendiz
Programa Jovem Candango – Uma nova jornada para os jovens do Distrito Federal
O Programa Jovem Candango, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal, comemora a conquista de 150 novas contratações, fruto de uma colaboração com a Renapsi(https://renapsi.org.br/). Desde a sua criação em 2014, o programa já transformou quase 10 mil famílias, proporcionando renda e oportunidades para jovens do DF. As recentes contratações são uma resposta ao edital publicado em junho deste ano, que visa substituir os jovens cujos contratos estão terminando.
Celebração de um marco
Durante esta semana, o marco foi celebrado em uma cerimônia no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal. No evento, mais de 6 mil jovens se inscreveram no programa. A solenidade contou com a presença da vice-governadora do DF, Celina Leão, do secretário da Família e da Juventude, Rodrigo Delmasso, além de outras autoridades e parceiros.
Aline Ferreira, diretora operacional da Renapsi, esclareceu que o Programa Jovem Candango é uma política pública consolidada e reconhecida pela população do Distrito Federal.
> ‘Nosso objetivo é sempre impactar positivamente a vida dos nossos jovens, possibilitando a eles novas perspectivas e a transformação pela oportunidade da educação e do trabalho. A expectativa é alcançarmos de forma conjunta com o GDF por meio da Secretaria da Família e Juventude o impacto a curto prazo de 900 jovens ativos no programa’, explicou Aline.
O impacto de números
Para Renata Bruno, gerente do Polo DF da Renapsi, a importância desse número reflete no maior alcance de jovens impactados pela educação e trabalho.
> ‘Esse programa reflete a atuação da Renapsi no DF através do grande impacto social e transformação de vida dos aprendizes e suas famílias em situação de vulnerabilidade. Atingimos com esse programa um público muito específico: jovens advindos de medida socioeducativa, de acolhimento, jovens PCDS, vítimas de violência doméstica, órfãos de mulheres vítimas de feminicídio, entre outros. A Renapsi espera impactar a vida desses aprendizes gerando renda, oferecendo a oportunidade do primeiro emprego sem exigências de experiência profissional e permitindo ao jovem ser o protagonista da sua própria história’, afirmou Renata.
No dia 22 de agosto, foram contratados 150 jovens e outros 150 serão admitidos no dia 1º de setembro. O cronograma de execução prevê que até o final de 2023 sejam contratados os 900 aprendizes aprovados na parceria com o Governo do Distrito Federal.
O que é o Programa Jovem Candango
O objetivo do Programa Jovem Candango é promover a formação técnico-profissional metódica, através de atividades práticas e teóricas, compatíveis com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do aprendiz. Além disso, busca incorporar a aprendizagem à Administração Pública, promover a convivência e o fortalecimento de vínculos, além de garantir a integração dos jovens ao mercado do trabalho.
Os jovens contratados têm idades entre 14 e 18 anos e irão atuar nos órgãos do Governo do Distrito Federal. As vagas são destinadas a jovens em situação de vulnerabilidade social e abrangem ainda cotas para egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medida, jovens em condição de acolhimento, jovens que se enquadram na condição de Pessoas com deficiência, entre outros.
> Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)(https://sagresonline.com.br/voce-sabe-o-que-sao-os-objetivos-sustentaveis-da-onu/), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico.
Saiba mais:
Para informações adicionais, acesse o site